Como
psicólogo não posso deixar de perceber como a
Personalidade do
Médium vai
sendo moldada com o desenvolvimento das incorporações, como sutilmente vai
modificando o Interno do Médium
com o decorrer do tempo.
Muitos já me
perguntaram por que na
Umbanda
não tem um trabalho de
Preparo Íntimo Para Os
Médiuns,
porque os dirigentes simplesmente
de-senvolvem os Médiuns
e não Preparam seus Íntimos.
Penso que os
dirigentes deveriam desenvolver um trabalho de
Desenvolvi-mento
Interior dos Médiuns,
com raras exceções, a maioria dos terreiros não há uma preocupação em
desenvolver um trabalho específico para a
melhoria do Íntimo dos
Médiuns.
Mas ao refletir
sobre o assunto percebi que este trabalho é realizado de forma silenciosa
pelos guias espirituais.
A Reforma Íntima do
Médium
acontece na incorporação e nos contatos com os Guias.
A possibilidade de
trabalhar várias
Linhas Diferentes,
permite ao Médium a
possibilidade de
Incorporar à Personalidade
o princípio do arquétipo que
Rege a Linha.
Assim ao
incorporar um Preto-Velho ou
Preta-Velha,
o Médium
vai desenvol-vendo em si
a Paciência,
a Bondade,
o Carinho,
a Empatia,
o Amor,
a Com-preensão
ao outro.
Se estas
características já eram uma tônica no seu ser, então aprimora ainda mais
estas qualidades, trazendo a tona uma
Energia Amorosa,
que flui naturalmente em si,
permitindo que as
qualidades do Guia possam fluir naturalmente.
Quando estas
qualidades não estão desenvolvidas o Guia vai aos poucos incutindo no Médium
estas qualidades até que possa fluir naturalmente.
A consciência
destas possibilidades de aprimoramento, pode facilitar a en-trega do
Médium
ao seu Preto-Velho ou
Preta-Velha,
mais o seu Chacra Cardíaco
vai se abrindo permitindo uma intensa luminosidade no seu ser.
Ao incorporar um
Caboclo
ou Cabocla,
o Médium
aprende a Ordem,
a Dis-ciplina,
o Ritual,
a Eficiência do
Trabalho, a
priorizar o que é importante,
a trabalhar com Ervas,
com os Vegetais,
com as Pedras,
a Quebrar Demandas,
sempre sem falar muito, somente o necessário, sem querer aparecer, trazendo
uma força grande em si,
aprende a conhecer o
seu próprio poder,
a força que possui.
O arquétipo dos
Caboclos e das Caboclas é o do
Poder da Luz,
no
Auxílio ao Humano,
aos Espíritos em
Evolução, e
saber que tem força interna, suficiente para suportar as provações que
certamente o Médium
passará, assim cada
Caboclo
vai aos poucos moldando a
Energia do seu Médium,
tornando o disciplinado,
atento a Ritualística,
ao Companheirismo
aos seus irmãos que sofrem, e suportando em si muitas vezes as dores do
outro.
Aprende a
resignação quando recebe os ataques em decorrência do seu trabalho
mediúnico, aprende que ao suportar as aflições
sem reclamar dos
Guias, está
fortalecendo seu íntimo, criando uma estrutura psíquica forte em si com
capacidade, de relacionar com os adventos da vida de forma harmoniosa.
Os Baianos
trazem a Descontração,
o Aprendizado de como
Trabalhar as Adversidades,
a Alegria,
a Flexibilidade,
a Magia,
a Brincadeira sadia.
Assim
Médiuns
que são introspectivos, quando incorporados em seu
Baiano
ou Baiana,
soltam-se liberando
sua alegria interna,
a descontração.
Outros, já são
descontraídos por natureza, e desenvolvem outras qualida-des junto com seu
Baiano,
como a flexibilidade diante das situações, como amparar o irmão com
alegria, trazer a alegria para o próximo.
Transmutando a
tristeza do outro transmitindo alegria e esperança.
Os Ciganos
também aprimoram seus Médiuns,
trazendo a
Suavidade,
a Bele-za,
o Encantamento,
o Envolvimento,
a Intuição,
a Paixão pela Vida,
pelo Belo,
pela Música,
a Cura.
Os Marinheiros
permitem aos Médiuns,
desenvolverem o
Equilíbrio Emocio-nal,
entrar em contato com as emoções mais
Íntimas
desbloqueando e liberando os excessos, os vícios.
Desenvolvendo
no Médium a capacidade de sentir as dores dos outros e com isso aprimorando
as relações com o seu irmão.
Os Boiadeiros
trazem para o Médium a força necessária para caminhar no mundo, para lidar
com as adversidades da vida, fortalecendo-o diante do mundo, mostrando que
a luta sincera, o bom combate, leva a luz.
A Linha do
Grande Oriente,
onde incorporam Guias
Orientais,
Hindus,
Mu-çulmanos,
Chineses,
entre outros, estimula no Médium
o Caminho da Evo-lução
Espiritual
através dos estudos,
da Meditação,
do Conhecimento das
Leis Divinas,
do Amor,
da Verdade,
da Ciência,
da Arte,
do Belo.
Estimula no
Médium o Caminho da Ascensão Espiritual,
fazendo-o eliminar da sua vida tudo o que é pernicioso.
Exu e
Pombagira, trazem a tona a sombra do Médium,
aquilo que necessita ser trabalhado e está escondido no seu ser.
A Ganância,
a Soberbia,
a Ira,
o Ciúme,
os Medos Indizíveis,
o Orgulho,
o Perfeccionismo
entre outras coisas.
Exu
tem a capacidade de espelhar o que está no
Íntimo do Médium,
mos-trando o que está no seu interior.
E só perceber como
seu Exu
ou Pomba-gira
e terá uma pista do que traz no seu íntimo.
O trabalho com a
própria sombra é facilitado com a incorporação dos
Exus
e Pomba-giras.
Assim quando o
Médium
diz: meu Exu é
Galanteador, é
importante o Mé-dium ver o
quanto traz de Don Juan.
Quando a
Pomba-gira é
indisciplinada,
o quanto o Médium tem de
rebeldia não trabalhada.
Exus orgulhosos,
Médiuns
necessitando trabalhar a soberbia,
Pomba-giras vaidosas
em excesso,
Médiuns
necessitando trabalhar a vaidade.
Muitas vezes
também Exu
e Pomba-gira
espelham qualidades
Íntimas dos Médiuns,
tais como: Exus
eruditos,
Médiuns que buscam o
conhecimento,
Pomba-gira trabalhadora,
Médium esforçada,
Exus guerreiros,
Médiuns batalhadores
e assim por diante as qualidades e defeitos dos
Médiuns
são espelhadas por
Exu
e Pomba-gira.
Aprendem com eles
o Médium
que tiver coragem de se olhar sem medo, e perguntar o que seu
Guia de esquerda
traz que desagrada, sem medo, pois
Exu
está ai pra isso mesmo, mostrar o que não queremos esconder, trazer a tona
aquilo que precisa ser trabalhado.
Lembramos que para
que sua Reforma
aconteça, dois
aspectos primordiais devem ser levados em conta:
A primeira é
reconhecer que como encarnado você é um ser falho, e dependente dos seus
Guias, que ajudam na sua evolução;
a segunda é aceitar a
incorporação consciente como algo normal e saudável, que possibilita o
aprendizado tanto do Médium quanto do consulente.
O texto não traz o nome
do autor
Pub 2016