Não alimente a derrota, continue tentando...
 


Nas competições da vida todos sonham com a vitória, mas nem sempre somos bem sucedidos e o o resultado é que alguns ficam ansiosos para voltar a competir custe o que custar, a vida continua normal para estes, mas outros não querem aceitar a derrota, ficam revoltados, tristes, lamentando a vida e, aliás, alguns chegam ao ponto até de desejar ou até tirar a vida do vencedor.

Qual de nós não tivemos alguma derrota nesta jornada terrena?

Talvez você tenha fracassado em alguma luta, num concurso, num vestibular, na política ou outra competição, às vezes você foi derrotado ou humilhado perante o público, isto não é motivo para você desejar até a morte, você deverá continuar com uma vida normal e se preparar mais para outros combates.

Muitos perdem oportunidades com medo de derrota, isto acontece também numa carreira profissional onde a pessoa tem medo de expor e vender suas ideias.

Para vencermos o medo a melhor coisa é entrar na luta com otimismo, mas sabendo que nesta competição vai correr o risco da derrota, então se não tiver êxito, aguarde e se prepare para outras oportunidades.

Alguns anos atrás eu vi uma reportagem de um senhor idoso, com cabelos brancos, ele era cabeleireiro e a esposa enfermeira, mas e o sonho dele era ser médico então se não me falha a memória ele prestou vestibular para o curso de medicina por dezessete vezes, e foi mostrado ele colando grau.

Eu estava na casa de um amigo em Caxias do Sul - RS, quando chegou lá um convite de formatura de um novo médico, meu amigo Mauro das Neves chorou ao receber o convite e me disse, este formando é um senhor de idade que trabalhou comigo até no sexto ano de medicina como encanador. São exemplos de verdadeiros heróis que pisaram na derrota e se mostraram mais fortes do que ela.

Temos que parar de dizer eu perdi porque não fiz isto ou aquilo, ou se eu tivesse aceitado o conselho da mamãe eu teria sido vitorioso, isto só nos traz desgaste e sofrimento. Nunca  se sinta derrotado diante dos obstáculos...

Quem não sabe aonde pretende ir não chega a lugar nenhum.

Então ponha–te na luta e aceita de coração qualquer resultado e se perder dê um afetuoso abraço no vencedor, se foi num concurso num vestibular daí em diante...

Aguarde que virão outras oportunidades.

Outro fato que nos faz sentir derrotado é quando se descobre em nosso corpo uma doença grave, passamos a ver a doença como única coisa que nos interessa, assim, nos tornamos cativos deste sofrimento e muitos perdem o desejo de viver e neste mundo já não há mais felicidade, mas têm aqueles que nunca se sentem derrotados e acabam vencendo a doença.

Então leitor, o que importa às vezes não é a Vitória ou a derrota.

O que deve ser levado em conta é o prazer de participar das diversas competições da vida...

Quem tem medo de fracassar, tem medo de arriscar, se nunca arriscar algo novo, ficaremos parados e passamos a vida toda nos primeiros rudimentos.

Receba este conselho: "não alimente o medo e a derrota, mas sim a vitória seja qual for o resultado".

Já ouviste falar da historinha do caçador que tinha dois cachorros? Um chamava-se MEDO e o outro CORAGEM.

Um dia os dois brigaram.

Quem venceu a luta? Aquele que o caçador alimentou mais.

Valeriano Luiz da Silva
Anápolis - GO - 20/08/2004



 

 
Próxima Crônicas Menu Principal