Para ensinar geografia à minha filha,
mostrava-lhe como corri-am os rios, o que era uma ilha, um lago ou uma
montanha, usando todas as formas que pudessem fazê-la compreender a lição.
Para mostrar como corria um rio, por exemplo, eu usava uma mangueira
transparente. Abria a torneira, segurava
sua mãozinha, mostrava a ela a água correndo através da mangueira e eu lhe
dizia: - Ritinha é assim que correm os
rios. Para que ela compreendesse como um
rio desaguava no mar, abria uma outra torneira deixando que o piso ficasse
cheio de água. Colocava a mangueira em
direção do piso molhado, abria a se-gunda torneira, deixando que a água da
mangueira corresse de en-contro a água do piso e dizia:
- Filha faz de conta que o piso é o mar.
Está vendo como a água que sai do rio, vai para o mar?
Explicava-lhe o que era um lago, colocando água numa bacia e à volta dela
terra, com galhos enfiados, para imitar as árvores.
Doutra feita, após tentar, sem sucesso, das mais diferentes formas, fazer
Rita entender o que era uma ilha, enchi uma bacia com água, peguei Ritinha e
a coloquei de pé no centro da bacia. Pedi
que ela juntasse as mãozinhas em concha, e aí depositei sobre elas a terra,
então lhe disse: - Filha você é uma ilha.
Ela riu, e dessa maneira ela compreendeu o que era uma ilha.
Montanhas foram mais fáceis, eu simplesmente comprava alguns sacos de terra
e os derramava um em cima do outro, colo-cando bonequinhos de plástico em
cima e ao pé da "montanha". Também
alugava alguns filmes onde tivessem rios, lagos, ilhas, etc. e mostrava a
ela. Para fixar ainda mais o aprendizado,
arrumava fotos de tudo que havia lhe ensinado e fazia com que ela colasse as
mesmas em cartolinas e escrevesse o nome da paisagem, em baixo da foto.
Para ensinar à minha filha como ocorriam os dias e as noites, comprei uma
lanterna com um bom foco e um grande globo terres-tre, giratório.
Onde estava o Brasil coloquei uma etiqueta escrito: NOSSA CA-SA.
Expliquei que faríamos de conta que a lanterna era o Sol e o globo a Terra.
Acendia a lanterna, e iluminava a
América. Então eu lhe falava para minha
filha: - Veja como o sol clareia a " nossa casa".
Olha, está claro porque é dia. Depois, ia
girando o globo até que "nossa casa", ficasse na pe-numbra.
Explicava para ela, a Terra mudou de lugar, por isso temos a noite.
Estas foram apenas algumas estratégias que usei para desen-volvimento e
aprendizagem da minha filha. Ao educar
uma criança, deve-se ir com calma e estar atento aos detalhes.
Cada criança tem seu método de aprender. É
necessário que os pais descubram qual é o método que mais facilita o
aprendizado de seu filho.
Muriel E. T. N. Pokk
Texto registrado em cartório
|