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© Foto: Daniel M. Hendricks on Visual Hunt / CC BY-ND |
Os pneus são os únicos pontos de contato entre o veículo e o solo.
Portanto, fazer a manutenção adequada é essencial para garantir a
segurança.
Pensando nisso, a
Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP)
elencou 10 fatos sobre pneus que todo motorista deve saber.
1 – Desgaste
Circular com pneus desgastados influencia a estabilidade do veículo e
coloca em risco a segurança do motorista.
Para saber se está na hora da troca, basta conferir os
TWIs (Tread Wear
Indicators, em Inglês),
saliências com 1,6 mm de altura pre-sentes nos
sulcos.
Caso o desgaste esteja próximo ou chegado a este indicador, então a
substituição é necessária.
Segundo a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus
abaixo do limite é ilegal.
O veículo pode ser apreendido.
2 – Calibragem
A calibragem deve ser feita semanalmente, sempre a frio, seguindo as
orientações do manual do veículo.
A baixa pressão deixa a direção mais pesada, aumenta o consumo de
combustível e também o desgaste.
Além disso, eles ficam mais susceptíveis a danos e rompimentos por
choque em buracos.
LEIA MAIS: Saiba como prolongar a vida útil dos pneus de caminhão
Site Desativado
https://garagem360.com.br/saiba-como-prolongar-vida-util-dos-pneus-de-caminhao/
Aumento no consumo, maior espaço de frenagem e redução da vida útil;
evite tudo isso apenas calibrando os pneus:
https://garagem360.com.br/evite-isso-calibrando-os-pneus/
Já quando há excesso de pressão, o desgaste é mais acentuado no centro
da banda de rodagem e pode resultar na perda de estabilidade em curvas.
Quando for calibrar, verifique a pressão do estepe e seu estado.
Ele
deve estar sempre pronto para ser usado.
3 – Excesso De Peso
Os pneus foram concebidos para suportarem índices de cargas especí-ficos
para cada modelo e aplicação, inclusive considerando os proje-tos dos
veículos onde serão instalados.
O excesso de peso pode prejudicar sua estrutura.
Para evitar que isso aconteça, veja quais são as recomendações do
fabricante do veículo para não passar do seu limite.
4 – Alinhamento
Impactos mais fortes podem causar desalinhamento da suspensão, o que
resulta em desgaste irregular e prematuro dos pneus, bem como em
desalinhamento da direção.
Um dos indicadores destes problemas é sentir o veículo puxando para um
lado.
Mesmo que isso não aconteça, o alinhamento das rodas deve ser reali-zado
a cada 10 mil quilômetros rodados.
5 – Balanceamento
Assim como o alinhamento, o balanceamento deve ser realizado a ca-da 10
mil quilômetros rodados.
Ele também deve ser feito caso sinta vibrações ou quando trocar o pneu.
6 – Rodízio
Com o passar do tempo, os compostos do veículo podem ter níveis
di-ferentes de desgaste.
Para compensar esse desequilíbrio, deve ser realizado o rodízio, sem-pre
de acordo com as orientações do manual do veículo.
Além de corrigir a diferença, ele também melhora a estabilidade,
es-pecialmente em curvas e frenagens.
7 – Produtos Que Atacam O Pneu
Derivados de petróleo atacam a borracha.
Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos
usados nas rodas têm alguns destes elementos.
8 – Saber Ler O Pneu
As letras e números na lateral do pneu estão relacionados a informa-ções
sobre o próprio composto.
Dados sobre carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limi-te
de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo.
9 – Escolhendo O Pneu Certo
Na hora da troca, consulte o manual do veículo para saber qual mo-delo é
indicado.
É possível encontrar informações sobre o tamanho e os limites de car-ga e
velocidade para que se possa escolher o ideal.
10 – O Que Fazer Com O Pneu Usado?
Um pneu usado pode ajudar o meio-ambiente.
Basta deixar os compostos usados no ponto de venda quando for ad-quirir o
novo.
Dessa forma é possível destiná-los de forma ambientalmente correta.
Seus materiais podem ser usados para fabricar outros itens como
as-falto-borracha, pisos de quadras esportivas e de playgrounds, bem como
tapetes de borracha e solas de sapatos.
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