Oxumaré
ou
Exumaré
é o
Orixá
do
Arco-Íris
dentro da mitologia
Yoru-bá.
Liga o céu à
terra.
Corresponde ao
Vodun Dan
da cultura
Jeje.
“Oxumaré”
é uma palavra com origem na língua
Yorubá.
É a
cobra-arco-íris.
Em
Nagô,
é a
mobilidade,
a
atividade.
Uma de suas
funções é a de dirigir as forças que dirigem o movimen-to.
Ele é o senhor de
tudo que é alongado.
O cordão umbilical
que está sob o seu controle, é enterrado, geral-mente com a placenta, sob
uma palmeira que se torna propriedade do recém-nascido, cuja saúde dependerá
da boa conservação dessa árvo-re.
Ele representa
também a riqueza e a fortuna, um dos benefícios mais apreciados no mundo dos
Iorubás.
Em alguns pontos,
se confunde com o
Vodun Dan
da região dos
Mahi.
É o símbolo da
continuidade e da permanência.
Algumas vezes, é
representado por uma serpente que morde a pró-pria cauda.
Oxumaré
é um
Orixá
completamente
masculino, porém algumas pes-soas
acreditam
que ele seja
macho
e
fêmea.
Porém o
Orixá
feminino que se iguala a
Oxumaré
é
Ewá,
sua irmã gê-mea, que tem domínios parecidos com o dele.
Enrola-se em volta
da terra para impedi-la de se desagregar.
Rege o princípio
da multiplicidade da vida, transcurso de múltiplos e variados destinos.
De
múltiplas funções,
diz-se que
é um servidor de Xangô,
que seria encarregado de levar as águas da chuva de volta para as nuvens
atra-vés do arco-íris.
É o segundo filho
de Nanã,
irmão de Osanyin,
Ewá
e
Obaluayê,
que são vinculados ao mistério da
morte
e do
renascimento.
Seus filhos usam
colares de búzios entrelaçados formando as escamas de uma serpente que têm o
nome de
Brajá.
Usam, também, o
Lagdigbá,
como
Nanã
e
Omulú.
Oxumaré (Oxumarê) no Brasil |
No Brasil, as
pessoas dedicadas a
Oxumaré
usam colares (fio
de con-tas) de
miçangas ou contas de vidro amarelas e verdes.
A terça-feira é o
dia da semana que lhe é consagrado.
Seus iniciados
usam Brajá -
longos colares de búzios, enfiados de ma-neira a parecer escamas de
serpente.
Quando dançam,
levam, nas mãos, pequenas serpentes de metal e apontam o dedo indicador para
o céu e para a terra num movimento alternado.
As
suas oferendas
são feitas de
patos,
feijão,
milho e
camarões cozi-dos no azeite de dendê.
Na Bahia,
Oxumaré
é sincretizado com
São Bartolomeu
e festejado no dia
24 de agosto.
Certa lenda conta
que ele era, outrora, um
Babalaô
adivinho, “filho
de proprietário da estola de cores brilhantes”.
Em outra lenda, o
mesmo tema aparece: “este
mesmo Babalawo Oxu-maré vivia explorado por Olofin-Odudua, o rei de Ifé, seu
principal cliente”.
Oxumaré
consultava-lhe a sorte de quatro em quatro dias.
Sua nação é a Jeje,
onde é chamado
Dan
e tido como rei do povos Djedje.
É uma
palavra de origem
Iorubá que
significa
estrangeiro,
forasteiro
e
estranho
e que recebeu uma conotação pejorativa como “inimigo”
por parte dos povos conquistados pelos reis de
Daomé
e seu exército.
Na nação Jeje,
sua cor é o amarelo e preto de miçangas rajadas.
Já no
Candomblé Queto,
suas cores são o verde e amarelo intercala-das.
Porém essas cores
definem apenas o fio de contas, pois todas as cores do arco-íris lhe
pertencem.
Assentamento de Oxumaré (Oxumarê) |
Seus filhos, assim
como conta a lenda de
Oxumaré,
em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, sendo quase
miseráveis, po-rém, mais tarde, dão a grande volta em seu caminho, se
tornando ri-cos, poderosos e, muitas vezes, orgulhosos.
Porém, nunca se
negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles.
E não raro é ver
um filho de
Oxumaré
se desfazer de algo seu em fa-vor dos necessitados com a maior facilidade,
contrapondo seu estado de orgulho e ostentação a exibir sua riqueza.
Nessa fase, estão
no arco-íris, a fase mais doce e sincera que possu-em.
São pessoas de
temperamento fácil de se lidar estando calmas, po-rém se tornam terríveis
quando com raiva, representando, nesse es-tado, a serpente, que vem trazendo
o lado negativo de
Oxumaré,
o seu lado mais perigoso, que é a falsidade e a perversidade.
Tudo muda em suas
vidas: os amigos, os romances, as cidades em que moram.
Gostam de mudanças
e, quando as fazem, se tornam radicais.
Podem desenvolver
a bissexualidade, pois esta faz parte da caracte-rística deste
Orixá,
que é
6 meses homem
e
6 meses mulher.
Não que seus
filhos tenham os dois sexos, mas podem gostar e sentir atração por homem e
mulher de forma natural.
Duas fases de
Oxumaré (Oxumarê) |
Oxumaré,
dentro do Candomblé, se divide em duas qualidades:
Oxumaré macho,
representado pelo
arco-íris.
Oxumaré fêmea,
chamado de
Frekuem
e
representado pela
serpente.
Identificado no
jogo do
Merindilogun
pelo
Odu Iká
e representado ma-terial e imaterialmente no Candomblé através do
assentamento sa-grado denominado
Igba Oxumare.
A entidade é
6 meses homem e
6 meses mulher,
mas é considerado pai de cabeça e não mãe.
Fonte: Wikipedia
Pub 2018
O que é Oxumaré (Oxumarê)?
Oxumaré era a divindade do
arco-íris.
Oxumaré é representado
pelo arco-íris.
Ele era filho da velha
Nanã, Senhora dos pântanos.
Dono de uma beleza
extraordinária, Oxumaré tinha muitos poderes e transformou-se num grande Babalaô
que curava as pessoas.
Dia de Oxumaré (Oxumarê)
Segunda-feira, junto com
Omolu e Nanã.
Oferenda
Ànàmó ejò – batata doce
amassada em forma de cobra.
Qual a comida do Orixa
Oxumaré (Oxumarê)?
Oxumaré prefere que sejam
dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra e
também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê.
Ossaim prefere acaçá,
feijão, milho vermelho, farofa e fumo de cor-da.
Quizilas (repugnância,
antipatia) de Oxumaré (Oxumarê)
Ovos, tudo que rasteja,
abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.
Onde colocar oferenda
para Oxumaré (Oxumarê)?
A oferenda pode ficar durante
toda a noite no seu quarto, já com as velas apagadas.
No dia seguinte, pode
ser descartada.
Quais as frutas que
Oxumaré gosta?
As frutas são: mamão, laranja
doce, maracujá doce.
Qual é a flor de
Oxumaré (Oxumarê)?
Os Sacerdotes de casas
Jeje-nagos usam o Girassol em banhos para abertura de caminhos, para defumações,
para enfeitarem o Peji (altar sagrado), nas magias de Oxum e ainda nas oferendas
para Oxumaré, pois eles acreditam que as sementes do Girassol, repre-sentam os
ovos da grande serpente arco-íris.
Como fazer um prato
para Oxumaré (Oxumarê)?
Em um alguidar molde duas
serpentes em forma de círculo, sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça
da outra.
Com o feijão fradinho
forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho
(a seu critério), regue com dendê e ofereça ao Orixá Oxumaré.
Fonte: Google e Páginas da Internet
Pub 2022
Clique em
Voltar se desejar
conhecer mais sobre
a Umbanda |
|