Obaluaê, como é conhecido nacionalmente,
é o senhor da terra, o
Orixá da cura,
da saúde
e também
das doenças.
Possui vários nomes,
Sapatá,
Omulu,
Xapanã, e é Cultuado tanto na
Umbanda como no
Candomblé.
Obaluaê na Umbanda
é um dos sete Orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil,
mas comumente é sin-cretizado com São Lázaro.
Também pode ser encontrados sincretismos com
São Roque.
Ele é o
Orixá da cura,
da saúde e
da transformação.
É o
Orixá jovem, que
corresponde ao velho Omulu,
Orixá da varíola,
das doenças.
São dois Orixás em um.
Obaluaê
é muito cultuado e incompreendido ao mesmo tempo dentro dos terreiros de Umbanda.
Como também é o senhor das doenças, alguns terreiros procuram o não desenvolvimento do filho de santo que
possui como Orixá de ca-beça,
Orixá regente, este
Orixá.
Omulu, ainda, é o “chefe” de todos os
Pretos Velhos, e, por isso, um
Orixá de extrema força e valor dentro da Umbanda.
Muitas linhas de trabalho na Umbanda também podem ser chefiadas por este
Orixá, como por exemplo a dos
Exus, na falange do
Sr. Exu Caveira.
No
Candomblé,
Obaluaê, como todo
Orixá,
é tratado como um deus; na
Umbanda,
ele é uma manifestação de Deus, já que a
Umbanda é
monoteísta.
No Candomblé há uma lenda que
Ôbaluaê,
filho de Nanã
,nasceu do-ente com o corpo coberto de chagas, e por isso Nanã
o abandonou na beira da praia para que o mar o levasse.
Iemanjá o achou e o escondeu em uma gruta na praia, cuidou de
suas chagas e o cobriu com palha a costa para que suas cicatrizes não fos-sem vistas.
Um dia, próximo à praia
Ogum dava uma festa em que todos os
Orixás dançavam e cantavam.
Iansã, observadora, o viu observando de longe e veio até ele.
Ela levantou a palha de seu rosto e viu as marcas em sua pele e com sua ventarola provocou um vento tão forte que as
feridas de Obaluaê saíram do corpo dele se transformando
em pipoca, deixando-o limpo e são.
A saudação de Obaluaê
é: Atotô, Obaluaê!
Seu dia da semana
é a segunda-feira, dia, também, dos Exús e Pom-bas-giras
.
A vela utilizada para este Orixá
é a preta e branca
.
Seu campo de força é a calunga pequena, ou seja, o cemitério, onde todo Umbandista deve pedir permissão ao senhor
Obaluaê/Omulu pa-ra
entrar e
sair.
Fonte: Wikipédia
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Ervas:
Aroeira,
Assa-peixe,
Babosa,
Camomila,
Canela de Velho,
Car-naúba,
Hera,
Erva de Passarinho,
Jamelão,
Jurubeba,
Levante ou Ale-vante,
Mamona branca,
Manjericão roxo, entre outras.
Oferendas |
Obaluaê carrega na mão seu
instrumento, o Xaxará, para afastar os espíritos dos mortos (eguns).
Suas oferendas
São pipocas estouradas com
areia da praia ou azeite de dendê e coco e são entregues em um alguidar de
barro.
Sua energia está
relacionada com o elemento terra.
Qual a comida preferida
de Obaluaê?
Doburu – é a comida ritual
dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em
alguns lugares com óleo (den-dê), em outros com areia.
Qual é a comida de
Obaluaê?
Qual a comida preferida
de Obaluaê?
Doburu – é a comida ritual do
Orixás Obaluaiê, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares
com óleo (dendê), em outros com areia.
Como fazer a comida de
Obaluaê?
Colocar em uma panela de
ferro, areia lavada, deixar esquentar para em seguida por um punhado de milho de
pipoca.
Após pipocar, retirar
as que estiverem mais abertas, e colocar em prato branco.
Quais são as frutas de
Obaluaê?
Figo, morango, maçã vermelha.
Elas protegem os
terreiros de Umbanda e seus médiuns.
Qual é a bebida que
Obaluaê gosta?
Vinho branco doce e mel.
Como acender vela para
Obaluae?
Ao acender a vela ao Orixá,
coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser
reutilizado após a queima da vela.
Ao lado da vela,
sugere-se colocar um copo de água cheio.
Acenda a vela,
ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Porque Obaluaê cobre o
rosto?
Ele tinha muita vergonha das
marcas na pele que a doença deixou e por isso andava curvo e cabisbaixo, com o
corpo coberto de mariô para não mostrar as cicatrizes.
Por isso, a imagem do
Orixá é um homem que não mostra o rosto, curvo e geralmente esconde-se embaixo
de um pano quando incor-pora nos templos.
Quem é a mãe de
Obaluaê?
Filho de Oxalá e Nanã, nasceu
com chagas, uma doença de pele que fedia e causava medo aos outros, sua mãe Nanã
morria de medo da varíola, que já havia matado muita gente no mundo.
Por esse motivo Nanã,
o abandonou na beira do mar.
Para que serve o Xaxará
de Obaluaê?
O Xaxará é feito com as
nervuras das folhas das palmeiras e é enfei-tado com pequenas cabaças que
representam a contenção dos re-médios e das curas.
Além disso, é
ornamentado com miçangas e búzios.
O Xaxará serve para
Obaluaê espalhar e limpar as doenças do mundo.
Qualidades do Orixá
Obaluaiyé
Akavan
Tem ligação com Oyá, veste
estampado.
Azonsu / Ajunsun
Tem fundamentos com Oxumaré,
Oxum e Oxalá.
Azoani
É jovem, veste vermelho,
palha vermelha.
Tem caminhos com Iroko, Oxumaré, Iemanjá e Oyá.
Afomam
Veste a estopa e carrega duas
bolsas de onde tira as doenças.
Qual é a diferença
entre Obaluaê e Omolu?
Obaluayê é o Rei e Senhor do
elemento terra, da matéria ou do mun-do material.
É conhecido como o Rei
das Almas do Ayê, o Senhor das Almas.
Enquanto Omulu
estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador,
transmutador.
A morte física,
comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Fonte: Google e Páginas da Internet
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