Apresentação: Exus

Exu


Exu de Umbanda

Exu de Umbanda, ou Exu de Lei, de acordo com a Umbanda, é um ti-po de espírito, que pode estar em diversos níveis de luz, e que auxi-liam os trabalhos espirituais, incorporando ou não nos médiuns, en-quanto trabalham na lei de Umbanda.

Também estão presentes na Jurema, Omolokô, Candomblé de Cabo-clo, entre outras religiões afro-brasileiras, ou em terreiros “traçados” de Umbanda e Candomblé.

Não estão presentes em terreiros de Candomblés puro, de nação, co-mo Jeje Mahi, Keto, Angola, Ijexá e Nagô.

Nestes, apenas é cultuado o orixá Exu, com o qual os Exus de lei não devem ser confundidos.

Pela influência Católica na colonização e formação político-social do Brasil, o Exu foi logo associado ao Diabo mesmo nos primórdios da Umbanda.

Mesmo nos dias de hoje, há pontos de Umbanda que remetem a esse sincretismo.

Uma vez, no entanto, que a Umbanda não é uma religião essencial-mente maniqueísta, o Exu, ainda que atue no polo  “negativo”, é considerado um ser benigno.

O Exu de Umbanda é uma entidade espiritual, supostamente o espíri-to de alguém que nasceu e morreu, portanto pertence ao chamado povo de rua ou catiço.

A denominação Exu pode ser aplicada tanto a espíritos masculinos, como femininos.

Exus femininos, no entanto, também são mais especificamente desig-nados como Pombagiras, que são entidades que quando encarnadas, pertenceram ao gênero feminino, e que por inúmeras razões foi agre-gada a uma das muitas linhas de Exus mulheres, passando a trabalhar na Umbanda desta forma.

Quando incorporam, os Exus masculinos costumam se caracterizar com capas, cartolas e bengalas.

Mas não é obrigatório que os médiuns se utilizem dessas vestimentas para a incorporação.

Cada terreiro trabalha de forma autônoma.

Alguns centros uniformizam a roupa dos médiuns; todos, por exem-plo, vestem branco.

Também existe um outro tipo de entidade relacionada aos Exus, o Exu-mirim.

A ideia do Exu de Umbanda deriva do Orixá de mesmo nome, no Candomblé, que era considerado o mensageiro dos demais Orixás.

Sua identificação histórica com o diabo cristão se estabeleceu não por conta de suas características funcionais, mas devido a aspectos de sua aparência.

Uma vez que o Exu da religião Iorubá é uma divindade do fogo, à qual eram atribuídos chifres, membro viril e sexualidade sem freios, aca-bou-se por relacionar sua figura a de um demônio.

Uma vez que a Umbanda foi criada a partir do Kardecismo, conforme Zélio Fernandino de Morais, os Exus passaram a ser vistos na teologia umbandista como agentes da lei do karma, conceito presente em ou-tras religiões predecessoras.

Os Exus seriam assim, para esta visão umbandista, seres elementares, isto é, espíritos em evolução espiritual dentro de determinadas fun-ções cármicas.

A partir daí surgiu-se a nomenclatura “Exu batizado”, para se referir aos Exus de lei, e “Exu pagão”, para se referir, na verdade, a quium-bas.

Para algumas tradições umbandistas, um Exu estaria em patamar in-ferior, mas para outras, seriam entidades espirituais com a mesma evolução das demais entidades, como Caboclos e Pretos-Velhos, ape-nas posicionado em uma linha de trabalho diferente.

Atuariam os Exus, bem como Pombagiras e Exus-mirins, em um plano espiritual muito denso, tendo mais liberdade de trânsito que as demais entidades, e podendo assim conhecer e resolver melhor as ne-cessidades humanas mais imediatas.

Os Exus mais evoluídos são chamados de “Exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual.

São eles

Exu Sete Encruzilhadas: Serventia direta de Orixalá.
Exu Tranca-Rua:
Serventia direta de Ogum.
Exu Marabô:
Serventia direta de Oxossi.
Exu Gira mundo:
Serventia direta de Xangô.
Exu Pinga Fogo:
Serventia direta de Yorimá.
Exu Tiriri:
Serventia direta de Yori.
Pombagira:
Serventia direta de Yemanjá.

Essas legiões se subdividem em planos, subplanos, grupos, subgrupos e colunas.

Cada uma dessas subdivisões atende por um nome, mais ou menos es-pecífico.

Assim, por exemplo, os espíritos que se autodenominam da falange de João Caveira, na verdade são uma subdivisão de Exu Caveira.

Fonte: Wikipédia

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Exu o primeiro

E como sempre vem abrindo e limpando os caminhos.

Yansã e Xangô.

Casal do dendê.

E como sempre vem esquentando, aquecendo e movendo as borbole-tas no estômago.

Yansã trás o amor, a força, a guerra e o ataque.

Xangô logo atrás vem trazendo a Justiça.

Quem deve paga.

Quem merece? RECEBE.

Exu o próprio mensageiro.

Vem quebrando e mostrando quem é quem.

Aliás, se a máscara não cair quem arranca é ele.

Os três vem.

Os três vão.

Se segure porquê a lei do retorno está próxima de chegar.

E quem viveu a fazer o mal... muito cuidado porquê é hora de colher os frutos que você mesmo plantou.

E aqueles que sofreram a injustiça na pele.

Aguarde.

Pois será Xangô quem fará a justiça por todos nós.

Ervas: Vassourinha, Fumo, Babosa, Tiririca, Bananeira, Pinhão roxo, Vence-demandas, Comigo-ninguém-pode, Jurubeba, Urtiga, Amendo-eira, Bambu, entre outras.

Kawo Kabiesile

Heparrey Oyá

Alupô Exu

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Oferendas

As oferendas para Exu, Orixá conhecido por comer de tudo, são en-tregues do lado de fora, na rua.

Seu lugar favorito são as encruzilhadas, o cruzamento de três estra-das.

As cerimônias religiosas, essas, sim, são no mais das vezes privadas.

Que tipo de oferenda para Exu?

Milho amarelo com azeite-de-dendê.

Outros ingredientes apreciados por ele são mel, galo e bode de pêlo escuro.

O que fazer depois com as oferendas?

Caso faça as oferendas em casa, deixe por 3 dias e depois despache.

Não há a necessidade de despachar as vasilhas junto, porque após 3 dias, não há mais nada ali a não ser lixo.

Você pode colocar na folha de mamona ou bananeira e despachar num matinho.

Área de atuação

Persistente, o mensageiro dos Orixás ajuda a superar obstáculos em diversas áreas.

Como fazer uma comida para Exu?

Cozinha-se o feijão em água.

Depois, mistura-se num refogado de cebola raladas, camarão seco so-cado, Azeite de Dendê e água, por cima, adiciona-se farinha de man-dioca, fazendo um pirão e coloca-se num oberó.

Quais são as frutas de Exu?

Figo, morango, maçã vermelha.

Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.

Qual Exu bebe cerveja?

Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados.

Pode dar pinga para Exu?

Exu costuma ser honrado nesse processo, mas também, em ocasiões específicas de oferenda, em que se lhe dá cachaça/aguardente, licor de canela, ou mesmo cidra e champanhe.

Porque os Exus dão gargalhadas?

Os Exus gargalham não apenas por alegria.

Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagrega-doras de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Como acender vela pra Exu?

A vela pode ser acesa aos Exus em locais abertos, como áreas de serviço, salas e áreas sociais da casa ou apartamento.

Não acender velas para Exus no banheiro ou no quarto de dormir.

Pode ser em mesa comum ou móvel com altura sempre abaixo da ca-beça.

Qual a Saudação para o Exu?

Laroye, Exu!

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como “Salve, mensageiro”.

O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Ni-géria.

Fonte: Google e Páginas da Internet

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