A coisa mais comum é um consulente dar preferência a certa entidade que já
tenha familiaridade, ainda mais se ela trouxer um nome na qual o con-sulente
já tenha confiança.
Porém, essa questão de nome das entidades, também traz algumas dúvidas
básicas, pois como pode um
Caboclo Arranca-Toco
estar incorporado aqui e em outro terreiro?
Ou ainda pior, como pode no mesmo terreiro ter dois
Caboclos Arranca-Toco
trabalhando juntos?
A resposta para essas perguntaszam do mesmo nome!
A ideia pode parecer óbvia para quem já frequenta o terreiro há muito tempo,
porém o mesmo não é verdadeiro quando se tratam do é simples: É porque são entidades dife-rentes que se utilis iniciantes.
Os Guias Espirituais se utilizam na verdade de nomes simbólicos, que
re-presentam a sua Falange e Linha de Atuação.
No caso do Caboclo do exemplo ele é um, entre muitos,
Caboclos Arranca-Toco.
São espíritos que têm afinidade com o
Caboclo Arranca-Toco original,
que pode até ser mesmo um ser encantado – um espírito que pode nunca ter
vivenciado uma existência humana.
Na verdade, o
Caboclo Arranca-Toco
que incorpora no
Médium João, pode
ter sido
André
em uma vida, e o
Caboclo Arranca-Toco
que incorpora no
Médium José, pode
ter sido
Sebastião, mas
quando tomados pelo arquétipo da sua Linha de Atuação, tomam para si os
trejeitos e a forma de agir do
Caboclo Arranca-Toco original,
que seria o sustentador dessas entidades com esse mesmo nome.
Mas mesmo assim, algumas particularidades fazem com que as manifesta-ções
sejam próximas, similares, mas nunca idênticas.
Isso se deve ao que é comumente conhecido como terceira energia.
Os nomes, em alguns casos, podem ser interpretados, trazendo assim uma maior
compreensão sobre as linhas de atuação, Orixás e forças que regem aquele
Espírito-Guia.
Por exemplo, o
Orixá
patrono da
Linha dos Caboclos
é
Oxossi, indepen-dente
para qual Linha que o Caboclo trabalhe,
Oxossi
sempre será seu sustentador.
Prosseguindo no nome temos o
Arranca
e
Toco,
Arranca
pode ser consi-derado como uma chave para a energia de
Ogum, pelo gesto
de força que representa essa palavra e
Toco
é o que restou de uma árvore morta, po-dendo ser
atribuído a Omulu.
Logo esse
Caboclo
é apadrinhado por
Oxossi
em sua linha, ainda sendo um
Caboclo de Ogum
e
Omulu, militando nessas forças.
Assim dizemos que é um
Caboclo de Oxossi
cruzado com
Ogum
e
Omulu, apesar de
que na Umbanda Tradicional apenas
Oxossi,
Ogum
e
Xangô, arre-gimentam
Caboclos.
Ogum
é a Ordem e Lei,
Omulu
pode ser considerado o paralisador, transmu-tador,
desmagnetizador e outras coisas mais.
Então podemos ter que esse Caboclo traz em seus atributos combater a
paralisação através da ordem e também atuar trazendo a ordem para seres que
se encontram paralisado em suas negatividades.
Poderíamos desdobrar mais e mais ainda, falando que ele é um Caboclo que
traria a paralisação dos seres negativados de forma ordeira e de acordo com
a lei, porém em alguns casos com ímpetos de força.
Mas, essa não é uma ciência exata, devido a algumas entidades militarem em
mais forças do que simbolizam seus nomes, pois eles podem optar por ocultar
alguns atributos, que muitas vezes acabam sendo representados em seus Pontos
Riscados; ou então podem se utilizar de nomes simbólicos mas fechados.
Como Pai Joaquim de Angola.
Não dá pra determinar as forças que
Pai Joaquim
trabalha só pelo seu no-me.
Nesses casos devemos nos atentar para a simbologia em seus Pontos Risca-dos
ou, melhor até, perguntar para a própria entidade.
O estudo detido do nome da entidade, sua Linha de Atuação, seu Ponto
Riscado, entre outros traz para o estudante – como todo Médium deveria ser –
uma maior assertividade nos trabalhos.
Douglas Rainho - 01/12/2014
Pub 2020