Umbanda: Texto: Os Nomes Das Entidades
 
E A Manifestação Em Vários Médiuns


Os Nomes das Entidades e a
Manifestação em Vários Médiuns

A coisa mais comum é um consulente dar preferência a certa entidade que já tenha familiaridade, ainda mais se ela trouxer um nome na qual o con-sulente já tenha confiança.

Porém, essa questão de nome das entidades, também traz algumas dúvidas básicas, pois como pode um Caboclo Arranca-Toco estar incorporado aqui e em outro terreiro?

Ou ainda pior, como pode no mesmo terreiro ter dois Caboclos Arranca-Toco trabalhando juntos?

A resposta para essas perguntaszam do mesmo nome!

A ideia pode parecer óbvia para quem já frequenta o terreiro há muito tempo, porém o mesmo não é verdadeiro quando se tratam do é simples: É porque são entidades dife-rentes que se utilis iniciantes.

Os Guias Espirituais se utilizam na verdade de nomes simbólicos, que re-presentam a sua Falange e Linha de Atuação.

No caso do Caboclo do exemplo ele é um, entre muitos, Caboclos Arranca-Toco.

São espíritos que têm afinidade com o Caboclo Arranca-Toco original, que pode até ser mesmo um ser encantado – um espírito que pode nunca ter vivenciado uma existência humana.

Na verdade, o Caboclo Arranca-Toco que incorpora no Médium João, pode ter sido André em uma vida, e o Caboclo Arranca-Toco que incorpora no Médium José, pode ter sido Sebastião, mas quando tomados pelo arquétipo da sua Linha de Atuação, tomam para si os trejeitos e a forma de agir do Caboclo Arranca-Toco original, que seria o sustentador dessas entidades com esse mesmo nome.

Mas mesmo assim, algumas particularidades fazem com que as manifesta-ções sejam próximas, similares, mas nunca idênticas.

Isso se deve ao que é comumente conhecido como terceira energia.

Os nomes, em alguns casos, podem ser interpretados, trazendo assim uma maior compreensão sobre as linhas de atuação, Orixás e forças que regem aquele Espírito-Guia.

Por exemplo, o Orixá patrono da Linha dos Caboclos é Oxossi, indepen-dente para qual Linha que o Caboclo trabalhe, Oxossi sempre será seu sustentador.

Prosseguindo no nome temos o Arranca e Toco, Arranca pode ser consi-derado como uma chave para a energia de Ogum, pelo gesto de força que representa essa palavra e Toco é o que restou de uma árvore morta, po-dendo ser atribuído a Omulu.

Logo esse Caboclo é apadrinhado por Oxossi em sua linha, ainda sendo um Caboclo de Ogum e Omulu, militando nessas forças.

Assim dizemos que é um Caboclo de Oxossi cruzado com Ogum e Omulu, apesar de que na Umbanda Tradicional apenas Oxossi, Ogum e Xangô, arre-gimentam Caboclos.

Ogum é a Ordem e Lei, Omulu pode ser considerado o paralisador, transmu-tador, desmagnetizador e outras coisas mais.

Então podemos ter que esse Caboclo traz em seus atributos combater a paralisação através da ordem e também atuar trazendo a ordem para seres que se encontram paralisado em suas negatividades.

Poderíamos desdobrar mais e mais ainda, falando que ele é um Caboclo que traria a paralisação dos seres negativados de forma ordeira e de acordo com a lei, porém em alguns casos com ímpetos de força.

Mas, essa não é uma ciência exata, devido a algumas entidades militarem em mais forças do que simbolizam seus nomes, pois eles podem optar por ocultar alguns atributos, que muitas vezes acabam sendo representados em seus Pontos Riscados; ou então podem se utilizar de nomes simbólicos mas fechados.

Como Pai Joaquim de Angola.

Não dá pra determinar as forças que Pai Joaquim trabalha só pelo seu no-me.

Nesses casos devemos nos atentar para a simbologia em seus Pontos Risca-dos ou, melhor até, perguntar para a própria entidade.

O estudo detido do nome da entidade, sua Linha de Atuação, seu Ponto Riscado, entre outros traz para o estudante – como todo Médium deveria ser – uma maior assertividade nos trabalhos.

Douglas Rainho - 01/12/2014

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