Sete linhas de
Umbanda (Vibrações) |
Para entender um pouco
mais a Umbanda
devemos conhecer as
linhas ou Vibrações.
Uma linha ou
Vibração, equivale
a um grande exército de espíritos que rendem obediência a um “Chefe”.
Este “Chefe”
representa para nós um
Orixá
e cabe a ele uma grande missão no espaço.
Orixá |
Linha |
Sincretismo |
Composição |
Oxalá |
Religiosa |
Jesus Cristo |
Santos Católicos, Povo do Oriente,
Mista (Preto-Velhos e Caboclos). |
Iemanjá |
Povo D'água |
Nª. Srª.
Conceição |
Ondinas, Orixás femininos,
Sereias, Iaras, Náiades, Ninfas,
Caboclas dos rios, Fontes,
Cachoeiras e Marinheiros. |
Xangô |
Justiça |
São Jerônimo |
Mista (Caboclos e
Preto-Velhos), Policiais, Juristas e Advogados. |
Ogum |
Demandas |
São Jorge |
Militares, Caboclos, Exus de
lei,
Eguns (Almas), Baianos,
Boiadeiros e Ciganos. |
Oxossi |
Caboclos |
São Sebastião |
Caboclos e Caboclas (Índios)
e Boia-deiros |
Iori |
Crianças |
Cosme e Damião |
Crianças (Meninos e Meninas)
de todas as raças. |
Iorimá |
Preto-Velhos |
São Benedito |
Pretos e Preta-Velhas de
todas as na-ções. |
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Oxalá |
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Essa
linha representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar.
É a luz refletida
que coordena as demais Vibrações.
As entidades dessa
linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação.
Seus pontos
cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente
escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma “Chefia
de Cabeça”.
Iemanjá |
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Essa
linha é também conhecida como Povo d'Água.
Iemanjá significa
a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda.
As entidades dessa
linha gostam de trabalhar com água salgada ou do mar, fixando Vibrações, de
maneira serena.
Seus pontos
cantados têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em
Orixás
da dita linha.
Xangô |
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Xangô
é o Orixá que coordena toda lei Kármica, é o dirigente das almas, o Senhor da balança
universal, que afere nosso estado espiritual.
Resumindo,
Xangô é o Orixá da
Justiça.
Seus pontos
cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus
sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cacho-eiras.
Ogum |
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A
vibração de Ogum é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques
consequentes do karma.
É a linha das
demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da
vida.
É a divindade que,
no sentido místico,
protege os guerreiros.
Os Caboclos de
Ogum gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte,
vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade.
Suas preces
cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc.
Oxossi |
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A
vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da
Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e
na catequese.
Suas entidades
falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos
e trabalhos.
Seus pontos
cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geral-mente são
invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principal-mente as
matas.
Iori |
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Essas
entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus
cavalos, manei-ras e vozes infantis
de modo sereno, às vezes um pouco vivas.
Quando no plano de
protetores, gostam de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem
desmandos.
Seus pontos
cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em
Papai e Mamãe de céu e em mantos sagrados.
Iorimá |
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Também
chamada de Linha das Almas, essa linha é composta dos
primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas
mani-festações.
São os Orixás
Velhos,
verdadeiros magos que velando suas formas cármicas, revestem-se das
roupagens de
Preto-Velhos
ensinando e praticando as verdadeiras “mirongas”.
Eles são a
doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e
ensinamentos.
Geralmente gostam
de trabalhar e consultar sentados,
fumando cachimbo, sempre numa ação de
fixação e eliminação através de sua fumaça.
Seus fluídos são
fortes, porque
fazem questão de “pegar
bem” o aparelho e
o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores,
conservando-o sempre curvo.
Falam compassado e
pensam bem no que dizem.
Raríssimos os que
assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros “Guias”-
o seu braço direito.
Os pontos cantados
nos revelam uma melodia tristonha e um rítmo mais compassado, dolente,
melancólico, traduzindo verdadeiras preces de hu-mildade.
Linhas Legiões e
Falanges |
Cada
linha compõe-se de Sete Legiões, tendo cada Legião o seu
chefe.
Cada Legião
divide-se em
Sete grandes Falanges, que por sua vez também tem um
Chefe e cada
Falange divide-se em
Sete Sub-falanges e assim por
diante, obedecendo a um critério
lógico.
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