Significado de
palavras e termos
em Umbanda e
Candomblé |
A
ABAÇÁ
- Templo, Tenda, Terreiro de Umbanda.
ABACÊ
(ABÁ)
- Cozinheira que prepara as comidas de Santo, no culto Gegê.
Cozinheira(o)
que conhece e prepara as comidas dos Orixás.
Cozinheira do culto.
ABADÁ
- É o nome dado a uma túnica larga e de mangas compridas, usada nos
Terreiros pelos homens.
ABALÁ
- Comida muito semelhante ao acarajé.
ABAÔ
- Quer dizer um iniciando do sexo masculino, desenvolvendo-se me-diunicamente
no Terreiro de Umbanda.
ABARÁ
- Comida dos Pretos africanos como seja bolo de feijão, que vem enrolando em
folha de bananeira.
ABEDÊ
- É o leque de Oxum,
quando feito de latão.
ABÔ DOS AXÉS
- Água contendo ervas maceradas, não cozidas, e sangue de animas
sacrificados no
Terreiro de Candomblé. (na
Umbanda não se utiliza sangue nos rituais).
ABRIR A GIRA
- Significa o início ou abertura dos trabalhos nos Terreiros de Umbanda.
ABROQUE
- É um manto usado somente pelas mulheres durante uma sessão.
ACAÇÁ
- Comida originária da África, com aparência de bolo de angu de arroz.
ACARAJÉ
- Comida de santo feita na base de feijão fradinho com pimenta malagueta e
outros temperos.
Comida de Iansã.
ACENDE CANDEIA
- Planta muito utilizada para banhos conhecida também como
Candeia-Mucerengue.
ACHOCHÔ
- Nome dado à uma
comida de
Oxossi.
ADARRUM
- É o toque feito seguidamente pelos atabaques quando da invo-cação dos
protetores para incorporarem nos Médiuns.
ADEJÁ
(ADJÁ)
- É uma campainha (sino)
usada nas cerimônias de Terreiro.
Sino de alumínio ou cobre de três bocas.
AGÔ
- Significa pedir licença ou permissão, em outros momentos em que este termo
traduz perdão e proteção pelo que se está fazendo.
AGURÊ
- Toque em ritmo muito lento para
chamar Iansã.
AGODÔ
(OGODÔ)
-
Uma qualidade de Xangô.
AGONJÚ
(AGANJU)
-
Um dos doze nomes de
Xangô
conhecidos no Brasil.
AIA
-
Toalha branca para uso em Terreiro.
AIOCÁ
- Referente a Iemanjá e ao fundo do mar.
Ver AIUKÁ.
AIUKÁ
- Fundo do mar.
Também se diz os domínios de Iemanjá
(Rainha
do Aiuká).
AJUCÁ
- É a
festa da
Cabocla Jurema
entre os capangueiros.
Nessa festa há defumações no
Terreiro, bebidas e
comidas, tudo com a finalidade de duplicar a proteção no Terreiro e gerar
mais fartura nas casas dos filhos de fé.
ALDEIA
- Povoado de índios.
Tratando-se de Terreiros, esta palavra quer dizer a
moradia dos espíritos de caboclos na Aruanda.
ALGUIDAR
- Bacia de barro usada para entregas, ascender velas, depósito de banhos,
entrega de comidas e defumação.
Vasilha de barro onde se coloca comida
votiva.
AMACI
(AMASSI)
-
Batismo na
Umbanda.
Líquido preparado com o suco de diversas plantas, não cozidas, e que tem
muita aplicação na firmeza de cabeça dos Médiuns.
O principal banho para o
ritual da “lavagem
de cabeça”.
Ritual
equivalente a raspagem de cabeça no Candomblé e ao batismo na Igreja
Católica.
AMACI-NI-ORY
- Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água.
É destinado a
banhar a cabeça dos Médiuns.
Cerimônia da lavagem (feitura)
de cabeça dos Médiuns.
AMALÁ
-
Comida de Santo.
Também se denomina a todo ritual que o
Umbandista ao manipular ali-mento deve
dispensar atenção, amor e especial carinho, fazendo por com-pleto a
Homenagem ao Orixá.
“Dar
de comer ao Santo”.
AMOLOCÔ
-
Comida de Oxum.
AMPARO
- Chicote sagrado usado especialmente para afastar espíritos atrasados e
maléficos.
ANGOMBA
- É a designação para um segundo atabaque.
APARELHO
-
Médium.
Designa a pessoa que serve de suporte para a “descida”
da Entidade do Mé-dium.
ARAUANÃ
- Dança ritual africanista para quebrar demandas e trazer ale-grias.
ARIAXÉ
- Banho preparado com ervas e folhas.
Esse banho consta mais de vinte e uma
diferentes espécies de vegetais.
Preparado somente pelo próprio chefe de
Terreiro.
ARIMBÁ
- Pote de barro para guardar o azeite de dendê.
ARIPÓ
- Panela muito semelhante ao alguidar de barro.
ARUANDA
-
Céu,
Paraíso,
Nirvana
ou
Firmamento
significam a mesma coisa, isto é, a moradia daquele que é Criador de todos
os mundos e de todas as coisas.
Plano
Espiritual Elevado.
ARUÊ
- Saudação a Exu
(Aruê
Exu
ou
Laroiê Exu)
Termo também usado para espíritos desencarnados.
ASSENTAMENTO DE
ORIXÁ - É o
lugar no pegi onde é colocada a representa-ção de Orixá, ou do seu fetiche,
ponto riscado, etc.
ASSENTO
- Termo utilizado para um local preparado para um Orixá ou Exu.
Santuário
exclusivo.
AXÉ
-
Força invisível,
mágica e
sagrada.
É a
força mágica do Terreiro representada pelo segredo composto de diver-sos
objetos pertencentes as linhas e falanges.
Força bendita e divina.
Poder que emana
dos Orixás.
AXEXÊ
-
Cerimônia
fúnebre iorubana.
Semelhança com a missa de 7º dia católica.
AXOGUM
- Nome dado ao encarregado de sacrificar animas quando não é feito pelo
Chefe do Terreiro.
Muito comum nos cultos de
Candomblé nagô.
AZÊ
- Capuz de palha.
Ornamento da
roupa de Omulú.
AZEITE DE DENDÊ
- Óleo baiano extraído do dendezeiro, sendo muito uti-lizado na culinária dos
Orixás.
B
BABÁ - Termo
que entra em grande número de palavras, com diferentes significados.
No sentido de
pai, compõe o
nome de diferentes sacerdotes como:
Baba-lorixá
-
Baba-ojê
-
Babalaô
-
Babalossain.
Chefe feminino nos templos de umbanda (Mãe
de Santo)
BABALAÔ
- Guardião que possui a chave do mistério.
Pai de Santo.
Chefe de Terreiro. (baba
=
pai
-
laô
=
completo,
tudo
= “um
pai para tudo”).
Títulos de Orixá nos Candomblés.
BABALORIXÁ
-
Chefe masculino de
Terreiro,
Sacerdote de
Candomblé,
ou de
Umbanda
(a Umbanda
também usa =
Babalaô).
Denominado popularmente “Pai
de Santo”.
Pessoa que dirige todos os trabalhos no
Terreiro (administrativo
e sacerdo-tal).
Orienta a vida espiritual dos
Médiuns, filhos de fé e assistência do Terreiro.
BABUGEM
- Restos de comidas e bebidas que sobram no Terreiro.
BACURO DE PEMBA
-
Filho de Santo.
BAIXAR
- Termo que quer dizer incorporação das Entidades/Orixás nos Mé-diuns.
Esse
termo designa que toda Entidade que vem do Céu (Plano
Astral Supe-rior),
ou seja, da
Aruanda,
baixe das alturas para a Terra.
BALANGANDÃ
- Enfeites e ornamentos.
Podem também ser amuletos.
BALÊ
- Casa dos Espíritos mortos
(desencarnados).
BAMBA
-
Temível,
valente.
BANDA
- Termo utilizado para designar a linha espiritual a qual pertence
determinada Entidade.
Lugar de origem
de Entidade.
BANHO DE
DESCARREGO -
Banho preparado com ervas sagradas, de acordo com o Orixá de cada indivíduo,
para purificar o perispírito e afastar vibra-ções negativas.
Obs.
É tomado, após o banho de asseio, apenas do pescoço para baixo, só na parte
da frente do corpo.
BARRACÃO
- Termo usado pelos leigos para designar o local da prática ritu-al.
Terreiro.
BASTÃO-DE-OGUM
- Espécie vegetal de
Espada-De-São-Jorge.
BATER-CABEÇA
-
Reverenciar.
Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e humildemente.
Abaixar-se aos pés do Congá (altar)
ou de uma Entidade tocando com a testa ou cabeça no chão.
Representa
respeito e humildade.
BATER PARA O
SANTO - Tocar
os atabaques com o ritmo peculiar a determi-nado Orixá.
BEJA
-
Cerveja branca.
BENTINHO
- Escapulário que traz pendurado no pescoço e contém orações, rezas e
figuras de santos.
Patuá.
BETULÉ
-
Machado feito
de pedra e bambu para Xangô.
BILONGO
- Amuleto muito usado por caçadores para proteção.
BOLAR NO SANTO
- Início incompleto de transe que ocorre com os Médiuns sem preparo ou
iniciantes.
Animismo.
BOMBO-GIRA
- O mesmo que
Pomba-gira.
Denominação de
Pomba-gira
em
Congo.
Exu mulher.
BORÍ
- Ato cerimonial no qual o filho de santo oferece sua cabeça ao Orixá.
Cabeça.
BOTAR NA MESA
- Atendimento ao consulente através de oráculo.
Baixar cartas (Tarot).
BURRO
-
Termo usado pelos Exus
incorporados para designar o Médium.
C
CABAÇA -
Vasilha feita do fruto maduro do cabaceiro depois de retirado o miolo.
Utilizado também como moringa de bebida (água)
e para fazer cuias de chimarrão.
CABAIA
- Assim é denominado uma túnica de mangas largas utilizada por Médiuns e ou
cambones.
CABEÇA-FEITA
-
Médium que já
passou pelo ritual do Amaci.
Denominação do
Médium desenvolvido, já cruzado no Terreiro, com seu Orixá
de Pai de cabeça definido.
CAIR NO SANTO
- Transe mediúnico de quem ainda não está preparado para incorporar.
CALUNGA PEQUENA
-
Cemitério.
CALUNGA GRANDE
-
Oceano,
mar.
CAMBONO
(CAMBONE)
- Auxiliar de Médiuns de Incorporação e o Servidor dos Orixás.
O cambone é
o Médium que auxilia o consulente (leigo)
a entender as Enti-dades.
Auxiliar de
culto.
CAMOLETE
- Lenço branco de tamanho grande colocado na cabeça dos Mé-diuns durante
alguns rituais.
Pano de cabeça.
CAMUCITÊ
- Nome dado ao altar,
Congá
-
Pegi.
CANJIRA
- Lugar onde são realizadas danças religiosas.
Curimba no meio do Terreiro.
CANZUÁ
(CAZUÁ DE QUIMBÉ)
- Designações no Candomblé para o Terreiro - Casa de Culto - Tenda
Espiritual - Local.
CAPANGUEIRO
-
Termo usado no
sentido de companheiro
(Umbanda).
Comprador de diamantes em pequenas porções.
Denominação dada ao capanga,
pequeno avental com o qual os diretores ou grandes iniciados do
Toré
participam do ritual de cura ou culto ameríndio, comum no Nordeste
brasileiro.
CARICÓ
-
Templo,
Terreiro.
CARREGADO
- Pessoa que está com vibrações espirituais maléficas causado-ras de sintomas
como mal-estar, medo sem causa, etc.
CARURUTO
-
Charuto.
CATERETÊ
- Designação de um ritual espírita do Estado do Maranhão.
CATULÁ
-
Anular um trabalho de magia negra.
CAVALO
-
Médium dos
Guias de Umbanda.
Pessoa que serve de suporte para os Orixás ou Entidades.
CENTRO
-
Terreiro,
Tenda de Umbanda,
Cazuá.
CHEFE DE CABEÇA
- É um dos nomes como é designado o
Guia-Chefe
do Médium de Terreiro que tenha sido desenvolvido e cruzado no mesmo.
Pai de cabeça.
COISA FEITA
- Quer dizer trabalho feito para levar o mal a alguém, despacho maléfico,
feitiço, bruxaria.
COITÉ
(COETÊ)
- Fruto do coitezeiro - seco ou partido com o meio pintado por dentro e por
fora (cuia).
Alguns usam coco, outros cabaça.
CONGÁ
(Gongá
ou
Congar)
- A palavra
gongá
é de origem banto, é utilizada no ritual de Umbanda para denominar o “altar
sagrado” do
Terreiro.
Este altar é composto de imagens de
Santos Católicos,
Caboclos,
Preto-Ve-lhos e outras.
COMPADRE
-
Designação para
Exu.
CORPO FECHADO
- Nenhum espírito maléfico pode incorporar no Médium, ou nenhum espírito
pode trazer o mal a pessoa que tem o corpo fechado.
CORREDOR DE
GIRAS -
Frequentador que passa por vários Terreiros, sem ter firmado compromisso
espiritual com nenhum deles.
CREDO EM CRUZ
-
Creio na cruz.
Interjeição que traduz espanto, admiração ou repulsa.
CURIAR
- Comer ou beber.
CURIAU
-
Comida de Santo,
despacho.
CURIMAR
-
Cantar.
Entoar pontos
cantados.
CURIMBA
- Dança do Orixá ou Entidade no meio do Terreiro.
Conjunto de instrumentos
musicais do Terreiro.
Os instrumentos que compõe a curimba:
atabaques,
tambor,
agogôs,
choca-lhos,
berimbau,
violões,
etc.
Curimba é a
orquestra de um Terreiro.
CURIMBAR
-
Dançar cantando.
CURUMIM
- Do tupi Kurumí - menino.
D
DAR
FIRMEZA AO Terreiro
- Riscar ponto na porteira, sob o altar, defumar, cantar pontos, etc.
São
feitas antes de uma sessão, para afastar ou impedir a entrada de más
influências espirituais.
DAR PASSAGEM
- Ato do Orixá ou guia deixar o Médium para que outra Entidade nele se
incorpore.
DAR PASSES
-
Axé da Entidade
transmitido através do Médium incorporado.
Emitir vibrações que anulem as más influências e mazelas sofridas pelos
consulentes através de feitiço, olho gordo, inveja, etc.
Abrir os caminhos
do consulente através do Axé do Orixá.
DANDÁ
- Vegetal, espécie de capim, que exsuda um odor, muito usado em trabalhos,
como banho e defumações em ritual de Umbanda.
DANDALUNDA
-
Outro nome dado
a Janaína,
Iemanjá,
ou
Mãe Dandá.
DAR COMIDA AO
SANTO -
Entrega, agrado, oferecimento de alimentos aos Orixás com o objetivo de
receber Axé em troca. (Ver
Amalá).
DECÁ
- Bracelete ritual que o filho de santo recebe após sete anos de sua
primeira saída da camarinha no Candomblé.
DEMANDA
- Desentendimento.
DESCARGA
- Ação para afastar do corpo de alguém, ou de um ambiente, vibrações
negativas ou maléficas por meio de:
banhos,
passes,
defumação,
queima de
pólvora e etc.
DESCARREGAR
- Livrar alguém de vibrações maléficas ou negativas.
DESCARREGO
-
O mesmo que
descarregar.
Despachar restos de vela, pontas de charuto e demais sobras do trabalho da
Entidade em local adequado.
DESCER
(DESCIDA)
-
Ato de Orixá ou
Entidade incorporar.
Quando as Entidades Espirituais vão incorporar no
Médium.
DESENCARNAR
-
Ato do espírito da pessoa deixar o corpo
–
morrer.
DESENVOLVIMENTO
- Treino do iniciado nos trabalhos espirituais visando seu aperfeiçoamento
mediúnico e pessoal.
Aprendizado dos iniciados para melhoria de sua
capacidade Mediúnica, com a finalidade de incorporação de Entidades.
DESMACHE
-
Espécie de
muleta usada em alguns Terreiros como instrumen-to de Xangô.
DESMANCHAR
TRABALHOS - É
tornar livre uma pessoa dos efeitos de tra-balho de enfeitiçamento, como
também beneficiar alguém que tenha sido vítima de magia negra.
DESPACHAR
-
Entregar ao
Orixá o que é do Orixá.
Despachar também é um termo usado para tudo que é sagrado, seja comida de
santo, seja qualquer objeto sacro seja entregue num local adequado a cada
Orixá.
DESPACHO
- Trabalho entregue para anular um feitiço, desmanchar traba-lhos de magia
negra.
DIA DE
OBRIGAÇÃO - É
o dia de sessão quando os Médiuns e os consulentes observam certos atos do
ritual Umbandista e cumprem tudo quanto lhes é determinado pelos Guias.
DILONGA
-
Prato que representa uma das ferramentas,
ou
melhor,
um dos utensílios de Ogum.
DOBALÊ
- É assim chamada a saudação dos Médiuns que possuem guias fe-mininos.
DOLOGUM
(DILOGUM)
-
Guia com 16
fios.
E
EBAME
(EBAMI) - Filha de Santo com mais de 7 anos.
EBI - Serpente que é representada por um ferro retorcido, fazendo parte da
ferramenta de Xangô,
colocada junto com o machado.
EBIANGÔ - Planta muito usada pelos negros em amuletos e que é tida como
portadora de virtudes mágicas, como por exemplo, afastar espíritos
maléfi-cos.
EBIRI - Símbolo de Oxumarê.
EBÔ - Despacho. Presente para Exu.
Oferta que se oferece em encruzilhadas ou
em qualquer outro local.
EBÓ - Líquido com vários vegetais não fermentados, sendo preparado para
diversos casos:
Banhos,
Banhos para a cabeça,
Limpeza de ambiente, etc.
Cada Ebó tem um preparo diferente para cada situação diferente.
Antes de ser
usado,
é benzido por um Guia.
EBOMIM - Designação do
Médium feminino quando conta mais de 7 anos
de desenvolvimento.
EGUNGUN - Materialização de encarnados.
Aparição.
Evocação de Ancestrais e
Espíritos Protetores.
EGUN
- Nome genérico
dos espíritos dos mortos (desencarnados).
EGUNS - Espíritos desencarnados. Almas.
EJILÉ - Pomba que é destinada ao sacrifício com a finalidade de ser
empre-gada em algum trabalho. (Candomblé)
EKEDI (EQUÉDE) -
São as auxiliares femininas das Mães-Pequenas.
Ekedis não
incorporam, mas tem autoridade sobre as Entidades como uma Mãe Pequena.
ELEDÁ - Anjo da Guarda.
ELEGBÁ - Espírito Maléfico.
Entidade que trabalha somente com Magia Negra.
ENCANTADO - Ser que não morreu, foi arrebatada.
ENCOSTO - Espírito de pessoas mortas.
Que se junta a uma pessoa viva,
conscientemente ou não, prejudicando-a com suas vibrações negativas.
ENCRUZA - É o cruzamento dos caminhos, vias férreas, ruas, etc.
Habitat de
Exu.
ENCRUZAR
(CRUZAR) - Ritual
Umbandista no início de um período ou sessão,
consistindo em fazer
uma cruz com a pemba na Nuca,
na Palma da mão,
na Testa
do Médium e
na Sola do pé.
Isso fecharia o corpo do
Médium e protegeria,
fortificaria sua Mediunidade e ajuda também a estabelecer uma ligação mais
firme com os Guias Espiri-tuais.
No encruzamento dos
Médiuns é entoado um
canto próprio para a ocasião.
ENDÁ - Diz-se a coroa imaterial que acompanha o
Médium em desenvolvi-mento
após a iniciação.
Sinônimo de aura.
Também é como os antigos chamavam os Babalorixás de Umbanda quando visitavam um outro
Terreiro e os ogãs puxavam
a cantiga:
“Saravá o Endá,
Saravá Oxalá a coroa do Babá”
ENFORCADO -
Ver espírito obsessor.
Quiumba.
ENGIRA - O mesmo que Gira – Trabalho – Sessão.
ENGOMA - Conjunto de instrumentos musicais usados no
Terreiro.
Atabaques.
EntidadeS - Seres espirituais na Umbanda.
ERÊ - Espírito infantil. Criança.
ERÓ - Segredos e ensinamentos revelados aos
Médiuns e iniciados no Ter-reiro
em seu desenvolvimento.
ERUEXIM - Rabo de cavalo, espécie de espanador
usado por Iansã.
ESPIRITISMO DE LINHA - Designação dada a Umbanda e as sessões no
Ter-reiro.
ESPIRITISMO DE MESA - Sessão espírita Kardecista.
Designação dada a Umbanda
nas sessões de cura por médicos incorporados.
ESPÍRITO DE LUZ - Espírito com alto grau de evolução, superior e puro.
ESPÍRITOS OBSESSORES - Espíritos com muito pouco ou mesmo nenhum
desenvolvimento, são Entidades que se apossam das pessoas, fazendo-as sentirem
doentes e prejudicando-as em todos os sentidos.
EXÊS - Partes dos animais sacrificados para serem oferecidos aos Orixás.
(Candomblé)
F
FALANGE -
O mesmo que legião,
conjunto de seres espirituais que tra-balham dentro de uma mesma corrente (linha).
Subdivisão das linhas de Umbanda, cada uma com suas funções definidas e
dirigidas por um “chefe”
– espírito superior.
Falange em Umbanda significa a subdivisão de Linhas
onde cada falange é composta de um número incalculável de espíritos
orientados por um
Guia chefe da
mesma.
FALANGEIRO - Espírito pertencente a uma determinada Falange.
FAZER MESA - Abrir a sessão, abrir a gira.
FAZER OSSÊ -
Cerimônia semanal, no
Candomblé, que consiste no ofereci-mento
de alimento e/ou bebida preferida dos Orixás.
FECHAR A GIRA - Encerrar uma sessão ou uma cerimônia em que tenha havido
formação de corrente vibratória.
Encerrar os trabalhos no
Terreiro.
FECHAR A TRONQUEIRA -
Ato de defumar e
cruzar o Terreiro - os quatro cantos
do Terreiro - evitando que espíritos perturbadores ou zombeteiros atrapalhem
o culto.
FEITO - É o
Médium masculino desenvolvido dentro do Terreiro.
FEITO DE SANTO - Iniciação do desenvolvimento de um
Médium.
FEITA(O) NO SANTO -
Médium que teve o cerimonial de firmeza de cabeça por
haver completado seu desenvolvimento mediúnico.
FILHO(A) DE FÉ - Designação do
Médium iniciante ou não.
Denominação para
adeptos da Umbanda.
FILHO OU FILHA DE SANTO -
Médium que se submeteu a doutrina e todo ritual.
FIRMA - Peça central da guia utilizada pelos iniciados pendurada no pescoço
durante as sessões, é colocada no ponto no qual a guia de proteção é
amarrada/fechada.
FIRMAR - Concentrar-se para a incorporação.
FIRMAR ANJO DA GUARDA - Fortalecer por meio de rituais especiais e ofe-rendas
de comida votivas e Orixá patrono do Médium.
FIRMAR PORTEIRA - Riscar a entrada do templo, um ponto especial para
protegê-lo de más influências ou fazer defumação na entrada.
É a segurança
para os trabalhos da sessão que será realizada.
FIRMAR PONTO - Cantar coletivamente o ponto (cântico) determinado pela
Entidade que vai dirigir os trabalhos para conseguir uma concentração da
corrente espiritual.
O
Ponto Firmado pode ser apenas cantado como também
riscado ou a combinação de ambos.
Significa também quando o Guia dá seu
ponto cantado e/ou riscado, como prova de idEntidade.
FIRMEZA - O mesmo que segurança, conjunto de objetos com força mística
(Axé), que enterrados no chão protegem um
Terreiro e constituem sua base
espiritual.
FORÇA ESPIRITUAL - Poderes e conhecimento que um
Médium tem quando em transe
e quando as Entidades que o protege têm.
Grande poder, são fortes e importante
no mundo astral.
FUNDAMENTOS - Leis de Umbanda, suas crenças.
FUNDANGA - Pólvora.
G
GANGA -
A palavra Ganga, na realidade
“Nganga” palavra de origem Kim-bundo
significa mágico,
feiticeiro ou
vidente.
Para os Angola-congolenses seria a
denominação do chefe supremo, seria o mesmo que
Tata ou o
Grande Alufá.
O
nome Ganga denomina os chefes dos antigos Terreiros cabindas.
GANZÁ - Instrumento musical.
GARRAFADA - Bebida preparada com a maceração de ervas em aguardente ou água.
GIRA -
Sessão espírita com cânticos e danças para cultuar as Entidades e Orixás.
Corrente espiritual.
Caminho.
GONGÁ (CONGÁ ou
CONGAR) - Altar no qual os Santos católicos são sincre-tizados com os Orixás africanos.
Altar principal de um
Terreiro de
Umbanda.
GUIA - Colar ritualístico especial para cada
Entidade, feito com miçangas de
cristal e/ou de porcelana, da cor especial do Orixá ou Entidade Espiritual
que representa e identifica.
GUIA pode também significar o próprio Orixá,
ou uma Entidade espiritual, espírito superior.
Alguns são os guias
protetores do templo, outros do Médium.
Geralmente o guia do
Terreiro
incorpora no dirigente espiritual do Terreiro.
GUIA DE CABEÇA
(GUIA DE FRENTE) - Orixá ou
Entidade principal do Mé-dium, seu
protetor.
Pai de cabeça.
H
HALO - Luminosidade que envolve um espírito de grande elevação. Aura.
Auréola circular presente na cabeça de imagens de Santos e Anjos.
HOMEM DAS ENCRUZILHADAS
(HOMEM DA RUA) - Exu.
HUMAITÁ - Do tupi-guarani:
Hu = negro,
ma = agora,
itá = pedra – “a pedra
agora é negra”.
Relativo a Ogum, sua morada/reino.
HUMULUCU - Comida Africana feita de feijão fradinho,
azeite de dendê e
diversos temperos.
Também conhecida como Omolocum.
I
IJEXÁ - Ritual africano. Os adeptos do Ijexá temem os mortos (eguns) e
apressam-se em expulsá-los dos Terreiros.
INCORPORAR - Entrar em transe, “receber” a
Entidade.
IORUBÁS (YORUBÁS) - Negros africanos que falam a linguagem Nagô.
IR PARA A RODA - Uma frase que traduz o desenvolvimento da mediunidade na
corrente.
ITÁ DE XANGÔ - Pedra caída junto com o raio.
Pedra de Xangô.
J
JABONAN -
Assim chamada a auxiliar da Babá.
JACULATÓRIA - Oração curta.
Reza resumida e fervorosa.
JACUTÁ - Denominação de altar.
Casa do santo.
No
Candomblé
é um título dado a
Xangô
que significa “lutar com as pe-dras”.
Esse nome também se refere ao
5º dia da semana
Yorubá, no qual
Xangô é cultuado.
JESUS - Oxalá.
JIBONAN - Designação do fiscal de trabalhos do
Terreiro.
JUNTÓ (AJUNTÓ) - Conjunto de forças dos Orixás.
JUREMA - Uma das caboclas de Oxossi, chefe de falange.
Local onde todos os caboclos ficam espiritualmente.
A Jurema é a cidade,
o lugar,
do mundo espiritual
conhecido por Juremá.
JUREMÁ
- Na Umbanda os
Caboclos vem de Aruanda, no Catimbó eles vem do Juremá.
O Juremá como no nosso mundo real, é composto de aldeias, cidades e estados
ou reinados.
Nestes estados e cidades moram os encantados, mestres
e caboclos.
K
KANZUÁ (CANZOÁ ou
CANZUÁ) - Vem do Kimbundo e significa literalmente cabana
(cabaninha).
No Brasil quer
dizer Terreiro,
Salão, onde são realizadas as
cerimônias, ri-tuais afro-brasileiros, esta denominação
é geralmente
utilizada em Ter-reiros bantos.
KAÔ - Saudação de Xangô. Salve! Viva!
KARDECISMO - Um dos pontos básicos em que se fundamentam todas as teorias
espiritualistas.
Decodificação do Espiritismo por
Alan Kardec, de onde se
origina o nome Kardecismo.
KARMA (CARMA) - Do sânscrito
कर, transl.
Karmam, e em
Pali, Kam-ma,
“ação”.
É um termo milenar de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta
e jainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo Espiritismo e
por um subgrupo significativo do movimento New Age.
A palavra expressa um
conjunto de ações dos homens e suas consequên-cias.
É a consequência de vidas
passadas, as quais dirigem a presente e organi-zam as futuras encarnações.
KAURIS - Búzios, utilizados no jogo do
delogum.
Outrora também serviram de
dinheiro na África.
KIBANDA ou KIMBANDA -
Ver Quimbanda.
KIUMBA (QUIUMBA) - Espírito maléfico e obsessor.
Espírito atrasado e sem
nenhuma luz.
Zombeteiro.
Encosto.
L
LAÇAR O COBRERO - É assim chamada a oração que se escreve com tinta em volta
do “cobrero” para fins curativos.
LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA - Além do capim e da miçanga, assim também são
conhecidas as contas de semente dessa planta para confecção de terços, guias
e outros objetos.
Bastante comuns nas guias de Pretos e Preta-Velhas.
LANCATÉ DE VOVÔ - É o mesmo nome por que é conhecida a igreja Nosso Senhor
do Bonfim, em Salvador - Bahia.
LAVAGEM DE CABEÇA - A lavagem de cabeça é feita derramando-se o
Amaci (banho
preparado especialmente para essa cerimônia) sobre a cabeça do
Médium,
enquanto se entoa um ponto de caboclo.
A confirmação do Guia de Cabeça
verifica-se após a lavagem de cabeça, quando o Guia incorpora e risca seu
ponto em frente ao Congá.
LEGIÃO - Exercito de seres espirituais, o mesmo que falange.
Conjunto de
seres espirituais de grande evolução, conjunto de espíritos elementares
(Exus) em evolução.
LEI DE UMBANDA - A crença da Umbanda e seus rituais.
LINHA -
Faixa de vibração, dentro da corrente vibratória espiritual.
Um
Orixá também chamado protetor e que é chefe dos seres que vibram e atuam
nessa faixa.
Conjunto de falanges e que se subdivide uma faixa vibratória.
Conjunto de representações (corporal,
dança,
cores,
símbolos)
e rituais (comidas,
bebidas,
dia da semana),
etc., de cada Orixá ou Entidade.
Conjunto de cerimônias rituais de determinado tipo.
Ex. Linha de Umbanda, Linha Branca, etc.
União das falanges, sendo que cada um tem seu chefe.
LINHA BRANCA - Linha de Guias que não cruzam com a linha da esquerda.
LINHA CRUZADA - Ritual com influência de duas ou mais procedências.
É quando
se unem duas ou mais linhas com o fim de tornar mais forte um trabalho no
Terreiro.
Normalmente esse cruzamento se dá com um guia da direita com um da
esquerda.
LINHA DAS ALMAS - Corrente vibratória que congrega espíritos evoluídos.
LINHA DE CURA - Ritual que se ocupa mais com a cura física e espiritual do
adepto.
LINHA DO ORIENTE - Congrega espíritos que viveram em povos do Oriente.
LÓ - Em Yorubá significa partir.
Neste caso partir tem o sentido de desincorporar, ir para o além, se refe-rindo mesmo a “cantar pra subir”, o
ato de o Orixá ou Entidade subirem.
M
MACAIA - Folhas sagradas.
Local das matas onde se reúnem os
Terreiros.
MACAIO - Coisa ruim e sem nenhum valor.
MACUMBA - Termo antigo que se denominava aos cultos dos escravos nas
senzalas.
Candomblé, depois esse termo passou a ser vulgar e passou a nomear
rituais de magia como o feitiço ou culto de feiticeiros.
Antigo instrumento
musical usado outrora nos Terreiros afro-brasileiros.
Nome (pejorativo) com
que os leigos denominam “despacho” de rua e os rituais de Umbanda, Quimbanda
e demais cultos afro-brasileiros.
MACUMBADO -
Enfeitiçado.
MADRINHA - O mesmo que Mãe de Santo, Babá.
MÃE D'ÁGUA - Iemanjá.
MÃE DE SANTO -
Médium feminino chefe ou dirigente de Terreiro, Madri-nha,
Babá.
MÃE PEQUENA -
Médium feminina desenvolvida e que substitui a Mãe de Santo.
Auxiliar das iniciadas (iaôs) durante o seu desenvolvimento mediúnico.
MALEME (MALEIME ou MALEMBE) - Pedido de socorro, de clemência, de au-xílio ou
ajuda, de misericórdia.
Podem vir em forma de
cânticos ou preces pedindo
perdão.
Pedido de perdão.
MANDINGA - Feitiço, encantamento, também praga rogada em voz alta.
MANIFESTAÇÃO - Quando o corpo do
Médium é tomado por um Guia.
Conhecido
também como transe mediúnico, incorporação.
MARACÁ - Do tupi mbaraká - chocalho usado em solenidades.
MARAFA
(MARAFO) - Aguardente, cachaça. Bebida de Exu.
MATÉRIA - Corpo, parte material do homem, a mais afastada da pureza
espiritual.
MAU OLHADO -
Quebranto,
feitiço.
Doença ou mal estar causado por um olhar
mau, invejado.
Médium - Pessoa que tem a Faculdade Especial de servir de intermediário
entre o mundo físico e espiritual.
Termo do Espiritismo, adotado pela
Umbanda.
MESA BRANCA - Trabalhos no
Terreiro quando há incorporação apenas de médicos
e enfermeiras.
MEISINHA - Despacho, mandinga, trabalho.
MIRONGA - Feitiço, segredo, feitiço feito pelos Espíritos Nagôs.
Mistério.
MISTIFICAÇÃO - É o mais importante dos casos do falso espiritismo, pois
constitui um recurso muito empregado por falsos Médiuns, ou pessoas de má
fé, com a vã finalidade de auferirem vantagens pecuniárias e aumen-tarem sua
fama e sua vaidade.
MUCAMBA - O mesmo que cambone.
MUKUIU - É um pedido de bênçãos (para a nação Bantu e para as Umbandas
derivadas) a resposta é Mukuiu N´Zamby (que Deus te abençoe).
Para os Jejê e
também Ketu (e
Umbandas derivadas), o pedido de benção será
Kolofé e a
resposta Kolofé Olorum.
MUZAMBÊ - Forte, vigoroso.
N
NAGÔ - Nome dado aos escravos originários do Sudão, na África.
Considera-se
Nagô como a religião do antigo reino de Yorubá.
NIFÉ - Fé, crença na língua Yorubá.
NOMINA - Oração que é guardada num saquinho e pendurada no pescoço como
amuleto para proteção.
Patuá.
NURIMBA - Bondade, amor e caridade.
O
OBASSABÁ -
O mesmo que abençoar,
benzer.
OBASSALÉA - O mesmo que
Obassabá.
OBATALÁ - Céu. Abóbada celeste. Deus.
OBÍ - Fruto de uma palmeira africana (Cola acuminata,
Schott. & Endl.
– STERCULIACEAE) aclimatada no Brasil.
Usada no Candomblé e na Umbanda, onde
serve de oferenda para os Orixás e é usado nas práticas divinatórias,
cortado em pedaços.
OBRIGAÇÕES - Festas em homenagem aos Guias ou Orixás.
São também as
determinações feitas aos Médiuns ou consulentes pelos Guias com o objetivo
de auxilio ou como parte de um ritual do desenvol-vimento mediúnico.
OBSEDIAR - Perseguir.
Ação pela qual os espíritos perturbados prejudicam
as pessoas levando a situações econômicas difíceis, loucura, etc.
OBSESSOR - Espírito perturbador ou zombeteiro (quiumba) que prejudica as
pessoas.
ODÉ - Oxossi. Oxossi mais velho.
ODÔ,
IÁ - Saudação de Iemanjá.
OFÃ -
Médium responsável pela colheita e seleção das ervas nos rituais.
OGÃ - Auxiliar nas sessões do
Terreiro.
Ogã pode ser um protetor de
Terreiro
ou como um Chefe das Curimbas.
Ambos tem o mesmo grau hierárquico.
Na
Umbanda, os Ogãs são naturalmente e normalmente os tocadores de ata-baques.
OIÁ - Outro nome conhecido por Iansã.
OKÊ - Saudação aos Caboclos.
Diz-se assim:
Okê Caboclo!
Okê Oxossi.
OLHO-DE-BOI - Semente de Tucumã, gozando de propriedades protetoras contra
cargas negativas como feitiços, mau-olhado, inveja.
Tem muitas utilidades no
Terreiro, desde patuás até guia (colar).
OLHO GRANDE - Mau Olhado, inveja, malefício, quebranto.
OLORUM -
Deus Supremo.
Entidade suprema, força maior, que está acima de
todos os Orixás (Zambi).
OMOLOCÔ - Culto de origem angolense.
OPELÊ DE IFÁ - Rosário
feito de pequenos búzios e que é utilizado para ler o
futuro.
ORAÇÃO FORTE - Patuá que consiste em uma oração escrita em pequeno pedaço de
papel, que a pessoa preserva em seu poder, quer guardado no bolso, ou dentro
de um pano em forma de saquinho pendurado no pescoço a fim de proteger-se ou
livrá-la de todos os males.
ORI - Cabeça.
ORIXÁ -
Divindades africanas que representam as forças do Universo Infi-nito.
Espírito puro.
Santo.
ORIXÁ DE CABEÇA
- Orixá
principal do Médium.
ORIXÁ DE FRENTE - O mesmo que Orixá de cabeça.
OTÁ -
Pedra ritual, elemento e objeto sagrado e secreto do culto.
P
PADÊ - Despacho para Exu no início das sessões ou festas, constando
ali-mentos, bebidas, velas, flores e outras oferendas, a fim de que os mesmos
afastem as perturbações nas cerimônias.
PADRINHO - Pai de Santo, Chefe de
Terreiro.
PAI DE SANTO - Zelador do Santo, Chefe de Gira, Chefe de Mesa, Chefe do
Terreiro.
Médium e conhecedor perfeito de todos os detalhes para o bom
andamento de uma sessão.
PALINÓ - Cântico ou poema em louvor a Iemanjá.
PÃO BENTO - Pão ázimo ou qualquer outro tipo de pão, ao qual se dota de
forças mágicas.
É utilizado em inúmeros trabalhos para diversas finalidades.
Há trabalhos com pão e vela benta para se localizar num rio ou no mar o
corpo de uma pessoa afogada, por exemplo.
PARAMENTO(S) - Roupas e objetos utilizados em cerimônias do ritual
reli-gioso.
PATUÁ -
PA = erradicar doenças, antídoto,
TU = propiciar,
WA = viver, existir
(viver,
sem doenças).
Amuleto que é colocado num saquitel (pedaço
de pano costurado em forma de saquinho)
e é pendurado no pescoço, ou se prende na roupa de uso.
PAXORÔ - Instrumento simbólico de Oxalá usado pelos
Pais de Santo em
trabalhos.
PEDRA DE RAIO - Meteorito, Fetiche de Xangô, Itá.
PEJI - Altar, Congar.
PEMBA - Espécie de giz em forma cônico-arredondada, em diversas cores, como
sejam: branco,
vermelho,
amarelo,
rosa,
roxo,
azul,
marrom,
verde e
preto,
servindo para riscar pontos e outras determinações ordenadas pelos Guias,
sendo que conforme a cor trabalhada com pemba, pode se iden-tificar a Linha a
que pertence a Entidade, ou a Linha que trabalhará naquele ponto.
Pedra de
giz usada para traçar desenhos mágico-religiosos e de caráter invocatório, frequentemente empregados nos ritos de Umbanda.
PERNA DE CALÇA - Significa homem na linguagem de Exu e
Preto-Velhos.
PIPOCA - Comida de Omulu/Obaluaê.
Grão de milho arrebentado na areia quente
para ser utilizado em descar-rego.
Descarrego de Pipoca.
PIRIGUAIA - Variedade de búzio.
PITO - Cachimbo ou cigarro de palha usado pelos
Preto-Velhos.
PONTEIRO - Pequeno punhal utilizado em magias e diversos rituais.
PONTOS CANTADOS
(MANTRAS DE
UMBANDA) - Letra e melodia de cântico sagrado,
diferente para cada Entidade.
É uma prece evocativa cantada que tem por
finalidade atrair as Entidades espirituais, homenageá-las.
Quando chegam e
despedi-las quando devem partir.
Assim os pontos podem ser apenas de louvor
ou cantados com finalidades rituais durante determinadas cerimônias.
Os
pontos cantados na Umbanda são preces e a invocação das falanges e Linhas, chamando-as ao convívio das reuniões e no auxilio dos que buscam caridade.
Assim, como toda a religião tem seus cânticos, a Umbanda usa seus pontos
cantados, dos quais, não se deve abusar.
Esses hinos representam e atraem
forças das Falanges, para trabalhos de descarrego e desenvolvimento
mediúnico.
Pontos cantados não devem ser deturpados, ou modificados, para
que sua força não se altere, uma vez alterado o efeito não será o mesmo,
podendo até ser prejudicial.
PONTOS RISCADOS - Desenho formado por um conjunto de sinais cabalís-ticos,
que riscado com
pemba ajuda a chamar a
Entidade ao mundo ter-reno.
Quando
riscado pelo Médium incorporado identifica a Entidade.
São identificação dos
Guias.
Cada Guia e cada Orixá tem seu ponto riscado.
Os pontos são riscados
com
pemba.
Mas o ponto não se resume apenas a identificação de um guia,
linha, falange ou Orixá, ele pode fechar o corpo de um Médium, pois a
escrita sagrada se utiliza de magia para que qualquer espírito perturbado
não se aproxime.
PORTEIRA - Entrada do
Terreiro/Templo.
POVO DA ENCRUZA
(POVO DE RUA) - Exus.
PRECEITO - Determinação.
Prescrição feita para ser cumprida pelos fiéis.
PUXAR O PONTO - Iniciar um cântico.
É geralmente feito por um Ogã.
Q
QUARÔ - Flor chamada Resedá possuidora de notáveis virtudes mágicas e
grandemente empregada em banhos e defumações.
QUEBRANTO - Mau olhado, feitiço, coisa feita.
Normalmente atinge mais
crianças pagãs, mas pode atingir também crianças batizadas e adultos.
O
quebranto é cortado com benzimento.
QUEBRAR DEMANDA
(QUEBRAR AS FORÇAS) - É anular, desmanchar o efeito de um
trabalho para prejudicar ou perturbar uma pessoa.
QUEBRAR PRECEITO - Desrespeitar as regras e hábitos estabelecidos no ritual
do desenvolvimento ou dos trabalhos.
QUIMBANDA - Linha de esquerda que com a Umbanda forma o equilíbrio.
Linha
espiritual na qual trabalham os
Exus e
Pomba-giras.
QUIUMBA - Espírito atrasadíssimo, obsessor e
perturbador.
Zombeteiro.
São
ainda mistificadores, fazendo-se passar por espíritos mais elevados.
Chamados também “rabos de encruza”.
QUIZILA (QUEZILA ou
QUEZÍLIA) - Tabu, implicância, interdição, indisposição
em relação a algo ou alguém, conjunto de proibições.
Aversão, antipatia,
repugnância, alergia a alguma coisa.
R
RAÚRA - Cambone. Auxiliar nos trabalhos
do Terreiro.
RECEBER O SANTO - Incorporar.
Entrar em estado de transe com o Guia ou Orixá.
REDENTOR -
Jesus Cristo.
REINOS - Uma das divisões dos mundos espirituais.
Domínios dos Orixás.
Alguns exemplos:
Juremá,
Pedreiras,
Fundo do Mar,
Humaitá, etc.
RESPONSO - Oração em latim para determinado santo para se conseguir uma
graça.
RISCAR PONTO - Fazer desenhos de sinais cabalísticos que representam
determinadas Entidades espirituais e que possuem poderes de chamamento das
mesmas ou lhe servem de identificação.
ROÇA -
Terreiro, Centro.
RONKÓ - Quarto onde estão os assentamentos dos Orixás.
S
SACUDIMENTO - Ato de realizar limpeza, lavagem e varredura do
Terreiro e/ou
seus filhos.
Descarrego.
SAÍDA DE YAÔ - Cerimônia de iniciação do
filho de santo no
Candomblé ou no
culto Omolokô.
SAL
(GROSSO) - Empregado sob diversas modalidades nos
Terreiros,
princi-palmente como elemento em banho fixador de determinada energia.
Também
empregado como elemento para descarrego do local quando colo-cado com um copo
de água atrás da porta, absorvendo assim as energias que por ali passam.
É
erroneamente empregado como banho de descarrego, para tal deve-se utilizar
apenas as ervas do Pai de cabeça do usuário deste.
SALUBÁ (SALUBÃ) - Saudação de Nanã.
SAMBORE - Também vem do
Cabula e do
Omolokô,
Samba =
pular com ale-gria, ou
seja, momento de grande energia onde as sambas do
Cabula e do
Omolokô
pulavam com alegria.
“Sambore,
pemba de angola” - quando risca o ponto,
canta o ponto para a firmeza dos trabalhos.
SANTERIA - Nome da religião de origem caribenha irmã do Candomblé.
Também
conhecida por:
Regla de Ocha,
La Regla Lucumi ou simplesmente
Lukumi.
SARABUMBA - Salve, o mesmo que
Aruê.
SARAVÁ - Saudação
Umbandista que corresponde a Salve! Viva!
SEREIA DO MAR - Janaína, princesa d´água.
Pode representar também como
Yemanjá dentro de um contexto.
SINCRETISMO - Fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com
rein-terpretarão de seus elementos.
Fenômeno de identificação/coligação dos
Orixás com os Santos Católicos.
T
TRONQUEIRA - Local destinado para ser feita a segurança primeira do
Terreiro, localiza-se de frente para a rua, do lado esquerdo de quem entra.
TUIA - O mesmo que Fundango, Pólvora.
TUMBA - É uma palavra congo-angolesa [Kimbundu] que significa parente
ou pessoa íntima.
Dicionário:
Sepultura,
Campa,
Jazigo,
Sepulcro.
U
UMBANDA (AUMBANDAN) - Manifestação do Espírito para a caridade.
Religião
brasileira fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas em 1908.
Definição no
dicionário Michaelis: “sf. (Quimbundo Umbanda).
1 Folc.
- Primeiramente
designava o chefe das macumbas cariocas, mas pas-sou a designar a própria
cerimônia.
É culto religioso e mágico e atualmente até sincretizado com o
catolicismo romano e o espiritismo.
2
- Magia branca praticada com finalidade
construtiva, cura, orientação mo-ral dos transviados etc.
3
- Cerimônia
religiosa.
4
- O mesmo que quimbanda”.
5
- Outra definição interessante
encontra-se na origem da palavra Umbanda no alfabeto Adâmico; no qual:
Aum =
“Divindade Suprema” +
Ban =
“con-junto ou
sistema” +
Dan =
“regra ou
lei”,
formando: “CONJUNTO DAS LEIS DIVINAS”.
Umbandista - Praticante, Crente, Seguidor da Umbanda.
UMBRAL - Estado ou local por onde passam a maioria dos humanos após a morte,
lá os desencarnados experimentam sofrimentos “físicos” e
morais,
como a sensação da necrose do corpo e a vergonha de se ver incapaz de
ocultar suas fraquezas e desejos mais íntimos dos olhares curiosos e/ou
inquisidores de outros espíritos.
Região interdimensional destinada ao
esgotamento dos resíduos mentais no processo em que a alma abandona o corpo
após sua morte.
O Purgatório.
V
VIRAR NO SANTO - Entrar em transe. Incorporar.
VODUN (VOODOO,
VODU ou
VUDU) - Também conhecido por
“Sèvis Gine” ou
“Serviço
Africano”, é uma religião originada na África Ocidental que se tornou
conhecida no Novo Mundo através dos escravos vindos da África.
O Vodun da
África Ocidental é a forma original da religião que se desdobrou no
Vodou
Haitiano,
Voodoo da Louisiana e
Candomblé Jejê no Brasil.
Na Quimbanda é
conhecida e trabalhada pelos Exus, principalmente os Ca-veiras.
X
XANGÔ (SHANGO ou
SANGO, na origem
Yorubá) -
Orixá da justiça.
É sincretizado
com São Jerônimo,
São Pedro,
São João Batista,
cujo poder se manifesta na pedreira.
Seu símbolo é o machado de duas faces,
significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os
pune quando as cometem, bem como a estrela de 6 pontas cujo símbolo é em si
o poder equilibrador do universo.
Y
YALAORIXÁ (IALORIXÁ) - Mãe de Santo.
YAÔ
(IAÔ) -
Médium feminino no primeiro grau de desenvolvimento do Ter-reiro.
YANSÃ (YANSAN,
IANSÃ ou
INHAÇÃ) -
Santa Bárbara.
Senhora dos
Ventos, raios e
tempestades.
No
Candomblé, onde também é chamada de
Oyá, é representada com
um alfanje e uma cauda de animal nas mãos, e com um chifre de búfalo na
cintura.
YEMANJÁ
(IEMANJÁ) -
Orixá sincretizada com Maria Mãe de Jesus.
Senhora da Calunga Grande (mar).
Mãe das Águas.
Nossa Senhora dos Navegantes.
Nossa Senhora
da Glória.
Z
ZAMBI (NZAMBI) - O Deus supremo na Umbanda.
O Criador nos Candomblés de
Nação Angola, equivalente à Olorun do Can-domblé Ketu.
Zambi é o princípio e
o fim de tudo.
O texto não traz o nome
do autor
Pub 2016
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