O sentido da vida
 
  Recebi em 01/09/2006


Perguntaram ao Guru da Montanha, como encontrar
o Sentido da Vida...
E ele respondeu:
SAIBA OLHAR EM SUA ALMA...
Ósculos e amplexos
Marcial
 



O SENTIDO DA VIDA
Marcial Salaverry
 
O que será o Sentido da Vida? Muitos interpretam como um segredo guardado a sete chaves por al-gum sábio, ou por algum monge budista, que vive como um eremita na mais alta montanha do Tibe-te, sendo portanto inalcançável por nós, pessoas comuns.

Na verdade, o Sentido da Vida se encontra dentro de nós mesmos, pois podemos usar nosso livre ar-bítrio para resolver o que poderá ou não ser bom para nós, para nossas vidas.

A personalidade começa a ser moldada desde que somos crianças. Vamos procurar analisar como is-so ocorre.

Muitas vezes, os pais procuram determinar o futu-ro dos filhos, escolhendo qual carreira ele deverá seguir, direcionando-o para a carreira que eles, pais, acham a mais adequada, sem procurar saber se este é o real desejo da criança, que acabará tendo sua personalidade moldada segundo vonta-des alheias ao seu interior.

Por outro lado, existem pais que, seja por como-dismo, seja por um falso modernismo, deixam que a criança faça o que bem entende, não impondo li-mites, pois ela deverá ter sua própria personalida-de, direcionando seu futuro para onde melhor lhe aprouver.

Nenhum dos dois métodos está correto. São os dois extremos do que realmente se pode e deve fazer.

A principal função dos pais é mostrar a princípio, os limites que ela deverá observar em sua linha de conduta, e que deverão nortear sua vida. Quanto à sua carreira, o que ela deverá seguir pe-la vida afora, os pais devem procurar orientá-la, para que ela faça a escolha correta.

Orientar é uma coisa, determinar o caminho é ou-tra. Mostrar as opções é uma coisa, determinar o rumo é outra. Auxiliá-la a escolher, sim, mas dizer o que fazer, não. Ensiná-la a pescar, sim, mas en-tregar-lhe o peixe pronto para comer, não.

Mostrar os limites, mostrar os diversos caminhos que ela vai encontrar, auxiliá-la nessa caminhada são as atitudes ditadas pela ponderação e bom senso, e que vão possibilitar à criança determinar seu futuro, permitindo assim que ela encontre seu real Sentido da Vida, por seus próprios méritos.

Determinar seu caminho, impedindo que ela pen-se, que ela própria escolha seu caminho, certa-mente não permitirá que sua personalidade se de-senvolva adequadamente.

São essas escolhas que vão determinando o real sentido da vida, pois vão forjando a personalida-de, e é isso o sentido da vida tão procurado e de-sejado. Está no interior de cada um. Descobri-lo é o problema.

Portanto, a grande responsabilidade para a deter-minação desse caminho, está na maneira com que os pais educam seus filhos, e da maneira com que estes aproveitam as indicações que lhes forem feitas. Tudo é um trabalho de equipe. Preparação e acabamento sendo bem feitos, determinam um produto final de boa qualidade.

Saibam descobrir seu interior... é lá que poderá ser encontrado o famoso Sentido da Vida.

É lá que todos podemos encontrar forças para en-carar os obstáculos que teremos em nossa cami-nhada, e vencê-los.

Para ter êxito nessa caminhada, que tal começar tendo UM LINDO DIA.

 
 

Fundo Musical: A Sweet Remembrence